Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1491
Title: Consumo alimentar e estado nutricional em atletas adolescentes de futebol de campo de um clube esportivo na cidade do Recife/ PE
Authors: MACIEL, Bárbara Rocha
LIMA, Amanda Costa de
Keywords: Consumo alimentar
Estado nutricional
Atletas
Futebol
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO O futebol constitui uma atividade intermitente, que exige potência, impulsão, velocidade, força física e resistência muscular, o que requer uma demanda energética elevada, logo, a determinação do consumo alimentar e do estado nutricional do atleta é primordial para suprir a demanda necessária de nutrientes, a fim de beneficiar a saúde e o bom desempenho das vias metabólicas relacionadas à atividade física. Objetivo: Avaliar o consumo alimentar e o estado nutricional em atletas adolescentes de futebol de campo de um clube esportivo da Cidade de Recife/PE. Método: Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa e qualitativa. A avaliação do estado nutricional será obtida a partir do Índice de Massa Corporal para idade (IMC/I), percentual de gordura corporal (%GC) e massa muscular (MM). O consumo alimentar dos atletas será obtido com o auxílio do Registro Alimentar de três dias, Recordatório de 24h e Questionário de Frequência Alimentar, logo em seguida os dados serão lançados no programa Webdiet® e posteriormente as informações adquiridas através dessas três ferramentas serão submetidas a análise estatística com a utilização do programa IBM SPSS Statistics, além disso o programa Microsoft Excel 2019. Portanto, este projeto pode contribuir para determinar o padrão dietético dos atletas e com isso, proporcionar a orientação nutricional com a qualidade que eles necessitam. Palavras-chave: Consumo Alimentar; Estado Nutricional; Atletas; Futebol.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1491
Appears in Collections:Nutrição



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.