Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1495
Title: Fatores associados à vacinação contra o Papiloma Vírus Humano em crianças e adolescentes atendidos em hospital de referência durante pandemia da Covid-19 em Pernambuco
Authors: MELO E SILVA, Pedro Duarte
MEDEIROS, Breno Melo
MORAES, Rafaella Galvão de
MONTENEGRO, Fernanda Maria Ulisses
MARINHO, Tania Moisa da Silva
LINS, Eliane Mendes Germano
Keywords: Imunização
Papillomaviridae
Infecções por Coronavirus
Criança
Adolescente
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Objetivos: Avaliar a frequência da vacinação contra o HPV e fatores associados em pacientes dos Ambulatórios de Pediatria do IMIP durante a pandemia de COVID-19. Método: Estudo transversal realizado com 208 pacientes entre nove e dezoito anos nos Ambulatórios de Pediatria do IMIP durante a pandemia da COVID-19. As informações foram obtidas através de entrevistas com os participantes e os dados, armazenados no software EPI INFO. Foi solicitada a assinatura do TCLE e TALE. Resultados: Observou-se média de idade de 12,68 anos, com 60,3% do sexo feminino. 53,1% eram eutróficos, 63,6% moradores da Região Metropolitana do Recife, 58,9% não recebiam auxílio de programas sociais e 42,1% eram evangélicos, não sendo encontrada associação significativa entre essas variáveis e a vacinação. 77,5% tinham mais de seis anos de estudo, predominando nesse grupo maioria com imunização completa. 62,7 % contavam com vacinação completa e dentre aqueles com esquema incompleto, 16,5% referiram necessidade de mais informações sobre a vacina, 10,1% desconheciam o imunizante e 10,1% tiveram dificuldade de acesso ao posto de saúde. 96,7% dos entrevistados não haviam iniciado atividade sexual. Conclusão: Diversos fatores podem influenciar na adesão à imunização contra o HPV, sendo preciso desmistificar inverdades, orientar sobre o imunizante e a prevenção do vírus para que assim se chegue a uma cobertura satisfatória. Palavras-chaves: Imunização. Papillomaviridae. Infecções por Coronavirus. Criança. Adolescente.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1495
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.