Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1499
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPINTO, Ana Luiza Reis Paes-
dc.contributor.authorANDRADE, Beatriz Oliveira Leiria de-
dc.contributor.authorARAUJO, Paloma Aires-
dc.contributor.authorFALBO NETO, Gilliatt Hanois-
dc.contributor.authorTOMIYA, Marília Tokiko Oliveira-
dc.date.accessioned2022-12-13T12:44:13Z-
dc.date.available2022-12-13T12:44:13Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1499-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Objetivos: Identificar os conhecimentos, atitudes e práticas dos estudantes de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) sobre IA. Método: Realizou-se um estudo de corte transversal com componente analítico, entre setembro de 2021 e agosto de 2022, com alunos cursando Medicina na FPS. O instrumento possui duas partes: informações socioeconômicas, demográficas e acadêmicas na primeira e 4 fatores e 17 itens para identificação dos seus conhecimentos, atitudes e práticas sobre IA na segunda, com respostas em escala tipo Likert. Realizou-se a análise descritiva dos dados pela distribuição de frequência, para as variáveis categóricas, e medidas de tendência central e dispersão, para as variáveis numéricas, fazendo a média aritmética ponderada dos itens, correspondendo ao escore médio global (EMG). Resultados: O estudo envolveu 268 estudantes. A maioria dos respondentes concordam que a IA causará mudanças na Medicina (4,74) e que trará benefícios à prática médica (4,56). Já a minoria nega que a IA irá substituir médicos (1,7), além de afirmar que não obteve conhecimentos básicos do assunto na graduação (1,55). Conclusão: É fundamental que a educação médica se atualize, pois os profissionais terão que lidar com contextos de cuidado de saúde diferentes do atual, sendo, assim, interessante a reestruturação do currículo da graduação médica. Palavras-Chave (DeCS): Inteligência Artificial; Estudantes de Medicina; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Educação Médica;pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.subjectConhecimentospt_BR
dc.subjectAtitudes e prática em saúdept_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.titleConhecimentos, atitudes e práticas dos estudantes de medicina sobre inteligência artificial em uma faculdade do Brasil: estudo transversalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.