Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1500
Title: Ganho ponderal em crianças e adolescentes atendidos em hospital de referência no nordeste brasileiro durante a pandemia Covid-19
Authors: VALENÇA, Beatriz Vilaça de Queiroz
LINS, Júlia Roffé de Vasconcelos
VELOSO, Marcelo Francisco Cavalcanti
MONTENEGRO, Fernanda Maria Ulisses
GUEIROS, Ana Carla Lins Neves
BARROS, Lígia Pereira da Silva
Keywords: Sobrepeso
Obesidade
Pandemia
Coronavírus
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Objetivo: Avaliar a frequência de ganho ponderal nas crianças e adolescentes de cinco a 12 anos atendidos no Ambulatório de Pediatria do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira durante a pandemia COVID-19. Métodos: Estudo do tipo corte transversal realizado em de agosto de 2021 a julho de 2022. A amostra foi obtida por conveniência e envolveu 79 pacientes, com coleta de dados por meio de entrevista, com a utilização de um questionário. Foi solicitada assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para os pais ou responsáveis e do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido para os pacientes participantes. Observou-se as características socioeconômicas, o ganho ponderal e os hábitos de vida. Resultados: A média de idade dos participantes foi de 8,12 anos, com predomínio do sexo masculino (51,9%) e residentes no Recife e Região Metropolitana do Recife (70,9%). A grande maioria obteve ganho ponderal (75,9%) e desses, 26,5% mudaram a classificação nutricional de eutrófico, antes da pandemia COVID 19, para sobrepeso ou obesidade. Conclusão: A pandemia do COVID19 e o isolamento social podem ter contribuído para o ganho ponderal nas crianças, pela mudança nos hábitos de vida das famílias, evidenciando a necessidade de estimular atividades físicas e alimentação adequada para balancear o ganho e gasto calórico. Palavras-chaves (DeCS): Sobrepeso. Obesidade. Pandemia. Coronavírus.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1500
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.