Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1507
Title: Fatores associados ao uso da ventilação mecânica invasiva em pacientes com Covid-19 nas unidades de terapia intensiva de um centro de referência na cidade do Recife-PE
Authors: SILVA, Mário Júnior de Oliveira
RAMALHO, Rafaela Souza Albuquerque Lima
NEVES, Camila Teixeira
ÁLVARES, Diana Vitorino
ANDRADE, Lívia Barboza de
CRUZ, Carla Adriana da
FIRMO, Renata Carneiro
Keywords: COVID-19
Ventilação mecânica invasiva
Terapia intensiva
Adultos
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Cenário: A doença ocasionada pela infecção pelo vírus SARS-COV-2 resultou na pandemia da COVID-19, declarada pela OMS em março de 2020. Essa doença tem resultado na evolução de quadros graves ou críticos que quando associados a outros fatores como idade avançada e comorbidades, tem se mostrado relevante no direcionamento a internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e sua consequente submissão ao uso da ventilação mecânica invasiva (VMI) como suporte de vida. Objetivo: analisar os fatores clínicos associados ao uso de VMI em pacientes internados com COVID-19. Método: estudo transversal de caráter retrospectivo, com dados de prontuários e registros clínicos do ano de 2020 das unidades de terapia intensiva COVID-19 do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Os participantes foram pacientes maiores de 18 anos diagnosticados com COVID 19 internados nas cinco UTIs do IMIP no período de abril a julho de 2020. Analisou-se fatores clínicos, sociodemográficos, gravidade na admissão e relacionados ao uso, indicação e evolução da VMI. Para análise estatística utilizou-se o Teste do qui-quadrado para analisar todas as variáveis relacionadas ao desfecho: indicação da VMI. Considerado p < 0,05. Resultados/conclusão: os pacientes que apresentaram alguma comorbidade como diabetes, hipertensão, doença renal crônica e obesidade foram propensos a desenvolver a forma mais grave da COVID-19, resultando na internação em unidades de terapia intensiva. Além disso, o uso da ventilação mecânica invasiva demonstrou maior prevalência em pacientes submetidos à hemodiálise e obesos e aqueles que não foram submetidos à pronação em respiração espontânea tiveram mais chances de utilização de VMI. Palavras-chaves: COVID-19; ventilação mecânica invasiva; terapia intensiva; adultos.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1507
Appears in Collections:Fisioterapia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.