Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1533
Title: Opinião e conhecimento de docentes de uma instituição de ensino superior em saúde sobre prontuário eletrônico do paciente
Authors: FREITAS, Victor Alessandro de Lira
FALCÃO, João Victor de Albuquerque Muniz de Arruda
HOLANDA, Maria Cecília Cesário de
MAIA NETO, Vulpian Novais
SILVA JÚNIOR, José Roberto da
Keywords: Docentes
E-Saúde
Prontuário eletrônico do paciente
Telemedicina
Telessaúde
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Introdução: O prontuário médico do paciente é um documento físico ou eletrônico que reúne informações relevantes de cada paciente e de seu atendimento nos diferentes níveis de atenção à saúde. Devido à alta demanda dos serviços de saúde, torna-se dispendiosa a ocupação de locais com prontuários físicos. Nos últimos 50 anos, surgiram sistemas de informações baseados em registros eletrônicos, os quais facilitam a organização e o processamento de informações do paciente, possibilitam uma análise sistemática do histórico do paciente pelas equipes multiprofissionais de saúde e, assim, permitem uma tomada de decisão mais eficaz, com redução de erros e maior segurança e cuidado ao paciente. Objetivo: Avaliar a opinião e conhecimento de docentes de educação superior sobre o prontuário eletrônico do paciente (PEP) e identificar fatores que interferem em sua utilização. Métodos: Estudo transversal realizado com 67 docentes da Faculdade Pernambucana de Saúde inseridos em ambiente de assistência ao paciente. Foram coletados dados epidemiológicos e relacionados a opinião/conhecimento dos docentes sobre o PEP, através de formulário via Google Forms. As variáveis contínuas foram apresentadas como medidas de tendência central e de dispersão. As variáveis categóricas foram apresentadas em forma de frequência. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas sob o número de CAAE 52171321.7.0000.556. Resultados: A idade média dos docentes é de 43,4±11,3 anos. A maioria é do sexo feminino (74,6%), autodeclara-se branca (67,2%), tem como formação básica Medicina (67,2%), possui Mestrado (77,6%) e trabalha em hospital (83,6%). Sobre o PEP, 97,0% dos participantes afirmaram conhecê-lo e 60,6%, utilizá-lo. Os docentes concordaram totalmente que: o PEP possibilita maior disponibilidade e facilidade de acesso às informações (74,6%); sentem-se preparados para aplicar as ferramentas do PEP em seu trabalho (52,2%); deveriam existir capacitações para o manuseio das ferramentas online (81,8%); o PEP é um bom complemento ao prontuário físico (60,6%); tiveram alguma dificuldade no manuseio das ferramentas (40,0%). Conclusão: Os achados apontam que os docentes da FPS possuem um bom conhecimento sobre o PEP, apesar de relatarem certa dificuldade em seu manuseio, e o consideram uma ferramenta benéfica na assistência à saúde. Palavras Chaves (DeCS): Docentes; e-Saúde; Prontuário Eletrônico do Paciente; Telemedicina; Telessaúde.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1533
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.