Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1535
Title: Transtorno de estresse pós-traumático em profissionais atuantes em unidades de terapia intensiva de Covid-19 de um hospital de referência: rastreio da sintomatologia
Authors: SANTOS, Camila Pereira Torres
ALBUQUERQUE, Larissa Almeida de
RAULINO, Hugo Antônio Lucena
LEITE, Rebeca Maria Alves
RAMEH-DE-ALBUQUERQUE, Rossana Carla
PINHEIRO, David
OLIVEIRA, Carime Caroline Magalhães
Keywords: Pandemias
Infecções por Coronavírus
Transtornos de estresse traumático
Saúde mental
Pessoal de saúde
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Objetivos: Rastrear sintomas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) em profissionais de saúde atuantes nas UTIs Covid-19 em um hospital filantrópico em Recife-PE. Métodos: Estudo transversal, descritivo e quantitativo. A população do estudo foi constituída por 81 profissionais de saúde (enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e técnicos em enfermagem), sendo excluídos os afastados por mais de 7 dias e os menores de 18 anos. A coleta de dados foi realizada no período de outubro a dezembro de 2021, utilizando-se um questionário socioeconômico e clínico elaborado pelos pesquisadores e a Escala de Impacto do Evento - Revisada (IES-R) para rastreio da sintomatologia para TEPT. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Realizou-se análise descritiva com o software STATA/SE 12.0. A análise foi realizada utilizando-se intervalo de confiança de 95%. Resultados: Dos 81 profissionais entrevistados, 59 eram do sexo feminino e 22 do sexo masculino, sendo a maioria entre 30 e 40 anos (44,3%) e técnico de enfermagem (43,2%). 27 profissionais (33,3%) apresentaram sintomatologia para TEPT. Conclusões: No presente estudo, pôde-se constatar que transtorno mental previamente diagnosticado, consumo de bebida alcoólica, problemas emocionais na infância, estresse com o trabalho, deterioração da saúde mental, baixa autoestima e uso de medicamentos para distúrbios psiquiátricos foram fatores associados à sintomatologia de TEPT. Palavras-chave: Pandemias. Infecções por Coronavírus. Transtornos de Estresse Traumático. Saúde Mental. Pessoal de Saúde.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1535
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.