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dc.contributor.authorSILVA, Maria Eduarda Benning Salgado-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Bruna Góes-
dc.contributor.authorJATOBÁ, Fernanda Dominguez-
dc.contributor.authorMANSO, Jennifer Almeida do Nascimento-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria Cecília Barbosa de-
dc.contributor.authorALVES, João Guilherme Bezerra-
dc.contributor.authorARAÚJO, Carla Adriane Fonseca Leal de-
dc.contributor.authorALVES, Liana Chaves-
dc.date.accessioned2023-02-14T18:26:05Z-
dc.date.available2023-02-14T18:26:05Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1542-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Objetivos: intervenção educativa com ACS sobre as infecções causadas pelo EBGA e as profilaxias primária e secundária da febre e cardiopatia reumáticas. Método: intervenção educativa com ACS das USF Cosme e Damião, Várzea e Pantanal, Ibura-Recife. Realizou-se capacitação via remota de forma síncrona, enfatizando a identificação dos fatores de risco para infecção por EBGA, o diagnóstico clínico e laboratorial, o tratamento e na indicação/acompanhamento das profilaxias primária e secundária. Foram aplicados pré e pós-testes para a avaliação dos conhecimentos prévio e adquirido pelos ACS. Ao término, disponibilizou-se uma cartilha construída pelos pesquisadores para auxiliar nas visitas domiciliares realizadas pelos ACS. Resultados: A amostra foi composta por treze ACS, do sexo feminino que exerciam a atividades há 21 anos + 3,56. Com relação ao pré e pós-testes (um imediato e outro após 15 dias) observou-se um incremento na nota obtida, com significância estatística em todos os grupos elencados para averiguar o conhecimento sobre o tema. Conclusões: Os resultados mostraram que a maioria dos ACS possuíam conhecimento prévio restrito sobre febre e cardiopatia reumáticas e obtiveram ganho significativo com a intervenção educativa realizada. Ressalta-se, a relevância da realização de novas intervenções, possibilitando a educação permanente como estratégia para aprimorar a assistência fornecida pelos ACS. Palavras-chave: Streptococcus pyogenes, febre reumática, Atenção Primária à Saúde, agentes comunitários de saúde, educação continuada.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectStreptococcus pyogenespt_BR
dc.subjectFebre reumáticapt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectAgentes comunitários de saúdept_BR
dc.subjectEducação continuada.pt_BR
dc.titleIntervenção educativa com agentes comunitários de saúde sobre febre e cardiopatia reumáticaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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