Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1547
Title: Transposição do teste presencial de habilidades e competências clínicas específicas de um curso médico para um Serious Game de simulação virtual interativo
Authors: TABOSA, Ana Carolina Melo
FALCÃO, João Victor de Albuquerque Muniz de Arruda
LYRA, Nathália Alves de Barros e
MAIA NETO, Vulpian Novais
SILVA, Bruno Hipólito da
BEZERRA, Patrícia Gomes de Matos
Keywords: Exercício de simulação
Tecnologia
Aprendizagem
Competência clínica
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Objetivo: realizar a transposição do Teste de Habilidades e Competências Clínicas Específicas de um curso médico na modalidade presencial para on-line por meio de Serious game de simulação virtual. Método: estudo metodológico de desenvolvimento de Serious game, no período de setembro de 2021 a agosto de 2022. O grupo de consenso foi composto por docentes do curso médico. Foi elaborado um mapeamento das estações do Teste de Habilidades e Competências presencial e desenvolvidas estações no formato Serious game. Resultados: das 56 estações originais, onze foram excluídas, por conterem tarefas procedurais e de exame físico. O grupo de consenso considerou 13 (23,22%) estações adaptáveis. As estações inadequadas não possuíam clareza do script, da tarefa solicitada ao estudante e concordância das respostas esperadas de acordo com o checklist. Para este estudo, foram criadas duas estações com blueprints e roteiros e, posteriormente, dois filmes para o serious game. Foram propostos ajustes e adaptações em um dos filmes. No outro filme, não foi necessário nenhum ajuste, sendo apenas comentado sobre o desempenho insatisfatório dos atores. Conclusão: foram desenvolvidos dois exemplos de estações para aplicação em um serious game on-line, que podem complementar o Teste de Habilidades e Competências Clínicas Específicas presencial, com tarefas não procedurais. PALAVRAS-CHAVE (DeCS): Exercício de simulação; Tecnologia; Aprendizagem; Competência clínica.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1547
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.