Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1549
Título: Percepção da mulher que amamentou exclusivamente por seis meses sobre a transição alimentar e desmame
Autor(es): SÁ, Marcela Sales Queiroz de
LUCENA, Julia Karoliny Nascimento Lemos
MENDONÇA, Cláudia Roberta Selfes de
CAVALCANTI, Sandra Hipólito
Palavras-chave: Aleitamento materno
Alimentação complementar
Desmame
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Introdução: A intensidade das ações voltadas à conscientização, quanto a importância da amamentação, bem como a introdução alimentar, tem estimulado a busca por estudos que preencham as lacunas referentes a esses processos. Objetivos: Compreender a percepção das mulheres sobre o processo de transição alimentar e desmame de crianças amamentadas exclusivamente até o sexto mês de vida. Método: Trabalho descritivo exploratório com abordagem qualitativa. Foi realizado uma entrevista com um grupo composto por seis mães que amamentaram exclusivamente seus filhos até os seis meses e estavam em processo de transição alimentar e de desmame, cujos filhos foram atendidos no serviço de puericultura do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP. Estabeleceu-se o número das participantes a partir do critério de saturação teórica das falas. O exame dos dados obtidos foi realizado atendendo ao conjunto de técnicas de análise de conteúdo, conforme o método proposto por Bardin. O período de estudo foi de Janeiro a setembro de 2022. Aspectos éticos: A pesquisa iniciou após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa do IMIP sob o CAAE: 53806221.1.0000.5201. Resultados/Discussão: Os resultados mostram que o aleitamento materno proporcionou tanto o fortalecimento do vínculo afetivo quanto a adaptação às mudanças fisiológicas e comportamentais que mães e crianças sofrem desde o processo de amamentação até ao desmame, além de proporcionar a melhor compreensão dos obstáculos emocionais, culturais e sociais, no que diz respeito às etapas que compõe a implementação da alimentação complementar e do desmame. Conclusão: O estudo possibilitou a compreensão dos processos biopsicossociais que acometem nutrizes e lactentes durante às etapas de transição alimentar e desmame do aleitamento materno, evidenciando, assim, a importância do acompanhamento clínico que, diante de uma perspectiva ampliada de saúde, possibilitará o enfrentamento dos obstáculos emocionais, culturais e sociais que surgem durante o período de amamentação. Descritores em saúde: Aleitamento materno. Alimentação complementar. Desmame.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1549
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percepção da mulher que amamentou exclusivamente por seis meses sobre a transição alimentar e desmame.pdf350.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.