Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1553
Title: Intervenção educativa para a prevenção de rinite alérgica: ensaio comunitário em uma comunidade na condição de vulnerabilidade social
Authors: BRAZ, Thiago Barbosa
TENÓRIO NETO, Geraldo Padilha
LEÃO, Gabriel Landim de Souza
CAVALCANTI, Guilherme Camelo de Sousa
ARAÚJO, Carla Adriane Fonseca Leal de
ALVES, João Guilherme Bezerra
SILVA, Thaís Carine Lisboa da
Keywords: Rinite alérgica
Atenção primária à saúde
Agentes comunitários de saúde
Prevenção primária
Educação continuada
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO Objetivos: realizar intervenção educativa com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre a rinite alérgica e seus fatores de risco. Método: intervenção educativa com ACS das USF Pantanal, Ibura. Realizou-se uma capacitação via remota de forma síncrona, com ênfase na identificação dos fatores de risco desencadeantes da rinite alérgica, no diagnóstico clínico, no tratamento e nas medidas preventivas. Ademais, foram aplicados pré e pós-testes para a avaliação dos conhecimentos prévios e adquiridos pelos ACS. Os encontros foram realizados de forma interativa e acompanhados de feedback. Ao término, disponibilizou-se uma cartilha construída pelos pesquisadores para auxiliar nas visitas domiciliares realizadas pelos ACS. Conclusões: Os resultados do estudo mostraram que a maioria dos ACS possuíam um conhecimento prévio limitado sobre rinite alérgica e obtiveram ganho significativo com a intervenção educativa realizada. Além disso, houve disseminação dessas informações dentro das comunidades através da cartilha elaborada pelos pesquisadores. Ressalta-se, também, a relevância da realização de novas intervenções educativas, o que possibilita a educação permanente como estratégia para aprimorar a assistência fornecida pelos ACS. Palavras-chave: Rinite alérgica, Atenção Primária à Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Prevenção Primária, Educação Continuada.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1553
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.