Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1561
Title: Associação de aspectos clínicos e comorbidades com mortalidade de pacientes tratados em Hospital de Campanha para o enfrentamento da COVID-19 em Recife, PE, no período inicial da pandemia no Brasil
Authors: BRITO, Gesilda Neusa Silva de
ALVES, Anderson de Sousa
CAHU, Georgea Gertrudes de Oliveira Mendes
Keywords: COVID-19
Pandemia
Comorbidades
Mortalidade
Issue Date: 2023
Abstract: Resumo Introdução: O Brasil ocupa o 2º lugar no mundo em número de óbitos por COVID-19,doença infecto-contagiosa causada pelo vírus SARS-CoV-2. O conhecimento do perfil clínico, epidemiológico e o prognóstico dos pacientes acometidos têm fundamental importância para o seu enfrentamento. Objetivos: Descrever os aspectos clínicos, comorbidades e mortalidade de pacientes tratados em um Hospital de Campanha para o enfrentamento da COVID-19 em Recife. Metodologia: Foi desenvolvido um estudo transversal descritivo sobre os aspectos clínicos e epidemiológicos relacionados à mortalidade de pacientes tratados no Hospital Provisório de Recife (HPR) 2 , no período entre maio e agosto de 2020. Tendo como critérios de inclusão adultos usuários do Sistema Único de Saúde internados na unidade de terapia intensiva do HPR2, com confirmação laboratorial para SARS-CoV-2. Foram excluídos pacientes com dados incompletos de prontuário. Resultados: A média de idade dos pacientes foi 70 anos. Em relação à hipertensão arterial sistêmica (HAS), 111 (62%) possuíam, dos quais 47 (42%) sobreviveram e 64 (58%), não. Em relação ao tabagismo, 31 pacientes eram tabagistas, sendo que 16 (52%) sobreviveram e 15 (48%), não. Discussão: Observou-se que a presença de idade avançada e comorbidades, particularmente a HAS, esteve relacionada a um pior prognóstico, enquanto o tabagismo não apresentou essa relação.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1561
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo TCC (6) 2 introduzir numeracoes (1).pdf120.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.