Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1565
Title: Modelo de projeto de melhoria para redução das extubações não programadas nas unidades de terapia intensiva do IMIP
Authors: LIMA, Ana Carolina Barbosa de
CAVALCANTI, Matheus de Miranda Penha Holanda
FIRMO, Renata Carneiro
Keywords: Extubação
Ventilação mecânica
Unidade de Terapia Intensiva
Complicações
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Introdução: De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica de 2013, a ventilação mecânica (VM) é um método de suporte que “substitui total ou parcialmente a ventilação espontânea e está indicada na insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada”, proporcionando melhora das trocas gasosas, aumento do volume pulmonar e diminuição do trabalho respiratório.1,2 Um tempo prolongado na VM pode gerar diversas complicações, sendo a progressão do desmame da VM, o quanto antes, a melhor forma de prevenção.3 Normalmente o desmame, quando bem-sucedido, evolui para a extubação, sendo esta realizada de forma programada.3 Entretanto, existem também as extubações não programadas (ENP), que não estão associadas ao desmame da ventilação mecânica, que podem levar a reintubação, aumentando com isso a mortalidade.6 Foram criados protocolos e bundles com o objetivo de minimizar os danos da ENP, melhorar as condições dos cuidados aos pacientes e capacitar os profissionais para o atendimento adequado nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).5 Objetivo: Criar um plano de ação para redução de extubações não programadas nas unidades de terapia intensiva do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Métodos: Trata-se da construção de um projeto de melhoria baseado nos dados da pesquisa prévia intitulada “Impacto do Internamento em uma unidade de terapia intensiva na funcionalidade de pacientes gestantes e puérperas com COVID-19”. De acordo com os dados de 3 UTIs adultos do IMIP no período de janeiro a dezembro de 2021, foram identificadas 10 ENP, onde 30% destas evoluíram para reintubação, 10% para óbito e 60% seguiram em RE. Resultados: As extubações acidentais nas UTIs são um desafio para a qualidade e segurança do paciente no IMIP. Considerando que estes eventos são evitáveis e com potencial dano grave, há oportunidade de traçar planos de melhoria com foco nos resultados que garantam a assistência de alta confiabilidade. Um projeto de melhoria é um plano de orientação para aprimoramento constante dos processos de um negócio, servindo tanto para empresas de produção ou de prestação de serviço. Conclusão: Conclui-se que o cuidado com o paciente deve ser exercido de forma total objetivando a integralidade e a segurança do indivíduo além da qualidade do atendimento, sendo este alcançado através do trabalho colaborativo da equipe multidisciplinar, que é essencial para que as melhorias implantadas no projeto sejam efetivamente alcançadas. Palavras-chave: Extubação; Ventilação Mecânica; Unidade de Terapia Intensiva; Complicações.
Description: Trabalho apresentado para a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Fisioterapia.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1565
Appears in Collections:Fisioterapia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.