Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1571
Title: Análise dos indicadores de mobilidade em pacientes submetidos a cirurgia abdominal alta em uma unidade de terapia intensiva
Authors: GAIA NETA, Marina Bezerra
BARBOSA, Thaynan de Andrade Verissimo
FIRMO, Renata Carneiro
AVELINO, Aline Louise do Nascimento
Keywords: Posição ortostática
Período pós-operatório
Tempo de Internação
Unidade de terapia intensiva
Deambulação precoce
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Introdução: A cirurgia abdominal alta é caracterizada por incisões acima da cicatriz umbilical. Por sua localização, trauma cirúrgico e procedimento anestésico, esse tipo de cirurgia ocasiona uma cascata inflamatória. O imobilismo no pós-operatório de cirurgias abdominais favorece o surgimento de complicações, além de contribuir para o aumento no tempo de internamento hospitalar. A mobilização precoce é um recurso que minimiza os efeitos deletérios do imobilismo. Objetivo: Avaliar o efeito da mobilização precoce mensurados através do tempo de ortostatismo e deambulação no desfecho dos pacientes submetidos a cirurgia abdominal alta em uma Unidade de Terapia Intensiva. Métodos: Trata-se de um estudo observacional do tipo coorte retrospectivo, realizado na UTI Adulto Cirúrgica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Foram avaliados os registros de todos os pacientes admitidos na UTI no período de maio a dezembro de 2021 e que atendiam aos critérios de inclusão. Os dados foram obtidos através de uma consulta na base de dados próprio da fisioterapia. Resultados: Foram admitidos 485 pacientes na UTI cirúrgica, dentre esses 107 foram elegíveis para o estudo, sendo 57 pacientes do sexo feminino e 50 do sexo masculino. O tempo de internamento foi de 2,9 dias. A mediana do nível funcional da admissão foi de 3 e o da alta de 7. Dos 37 pacientes que não deambularam, o tempo de internamento foi de 3,11 dias e dos outros pacientes que deambularam foi de 2,68 dias. Todos os pacientes avaliados tiveram alta para a enfermaria. Conclusão: Através da análise dos indicadores tempo de deambulação e tempo de ortostatismo, observa-se que a mobilização precoce tem impacto direto no tempo de internamento nos pacientes submetidos a cirurgia abdominal alta. Palavras-Chave: Posição Ortostática, Período Pós-operatório, Tempo de Internação, Unidades de Terapia Intensiva, Deambulação Precoce.
Description: Trabalho apresentado para a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Fisioterapia.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1571
Appears in Collections:Fisioterapia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.