Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1576
Title: Avaliação do grau de dor e desconforto muscular e risco ocupacional dos funcionários dos setores administrativos de uma faculdade de saúde da cidade do Recife
Authors: FARIAS, Maria Clara Buenos Aires
ARAÚJO, Ana Paula Guimarães de
CAMINHA, Marina Alves
OLIVEIRA, Rafael Batista de
Keywords: Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)
Ergonomia
Fisioterapia do trabalho
Risco postural e Risco ocupacional
Issue Date: 2023
Abstract: Introdução: As LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) estão entre as doenças ocupacionais no Brasil que mais acometem trabalhadores em idade produtiva, porém, se prevenidas ou diagnosticadas na fase inicial, podem ser controladas com atendimento adequado a cada indivíduo. Objetivos: Realizar avaliação do grau de dor e desconforto muscular e risco ocupacional dos funcionários dos setores administrativos de uma faculdade de saúde da cidade do Recife. Método: A pesquisa foi desenvolvida com os funcionários dos setores administrativos da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), no período de setembro de 2022 a janeiro de 2023. Foi aplicado questionário sociodemográfico para coletar informações do contexto laboral dos funcionários, o método RULA (Rapid Upper Limb Assessment) para avaliação dos riscos posturais e o diagrama de Corlett e Manenica para avaliação do grau de dor e desconforto muscular. Resultados: A pesquisa contou com 50 participantes, maioria mulheres, cujos postos de trabalho apresentaram a mesma configuração física. Mais da metade dos pesquisados relatou ter dores e desconforto muscular em coluna cervical e lombar e região distal dos MMSS, com predomínio no lado direito. Quanto aos riscos posturais, destaca-se a categoria “necessitam de mudanças breves ou imediatas” em seus postos de trabalho. Conclusão: Concluiu-se que os 50 funcionários não estão em um ambiente ergonômico favorável para a realização de suas tarefas laborais. As análises feitas através dos instrumentos de pesquisa consideraram que grande parte desses funcionários apresentam risco de desenvolver doenças ocupacionais causadas pelo posto de trabalho inadequado. PALAVRAS-CHAVES: Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT); Ergonomia; Fisioterapia do trabalho; Risco postural e Risco ocupacional.
Description: Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, sob a orientação de Ana Paula Guimarães de Araújo e co-orientação de Marina Alves Caminha e Rafael Batista de Oliveira.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1576
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc.pdf720.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.