Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1580
Title: Impacto da posição prona em pacientes ventilados mecanicamente com insuficiência respiratória em decorrência da Covid-19
Authors: SOUZA, Ana Clara Ferreira de
SILVA, Emmanuele Renny Amorim Rodrigues da
FIRMO, Renata Carneiro
CRUZ, Carla Adriana da
Keywords: Infecções por coronavírus
Infecções respiratórias
Síndrome do desconforto respiratório do adulto
Decúbito ventral
Issue Date: 2023
Abstract: Cenário: O COVID-19 é uma infecção viral causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. É uma patologia sistêmica, que tem como sintomas manifestações trombóticas, hipóxia grave, sepse, insuficiência renal e, em casos graves, Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA). Nos pacientes com hipoxemia refratária ao uso da oxigenoterapia e ventilação mecânica é indicado o uso da posição prona. Objetivo: Avaliar o efeito da posição prona no desfecho dos pacientes com insuficiência respiratória em decorrência do COVID-19 que necessitaram de assistência ventilatória mecânica invasiva. Métodos: Estudo de coorte retrospectivo, observacional, realizado nas UTIs COVID 1,2 e 4 do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Foram registrados a relação PaO2/FiO2 dos pacientes em ventilação mecânica com COVID-19 positivo, e que necessitaram da posição prona durante internamento na UTI. Resultados: Nesse estudo, 44 pacientes fizeram uso da estratégia da posição prona e ao correlacionar o valor da relação PaO2/FiO2 com o desfecho não observamos relação significativa. Conclusão: No presente estudo, a utilização da posição prona não apresentou alteração no desfecho clínico do paciente quando relacionamos com a relação PaO2/FiO2. Apesar de ainda não existir diretrizes para o estabelecimento da quantidade de ciclos de prona que devem ser realizados, bem como o tempo de prona máximo que o paciente deve ficar. Logo, sugere-se que mais pesquisas sejam realizadas para que possam ser desenvolvidos protocolos, visando de aprimorar a prática da posição prona em pacientes em assistência ventilatória mecânica diagnosticados com COVID-19. Palavras-chaves: Infecções por Coronavírus; Infecções Respiratórias; Síndrome do Desconforto Respiratório do Adulto; Decúbito Ventral.
Description: Projeto de pesquisa apresentado como parte dos requisitos para conclusão da graduação do Curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde. Artigo sob orientação de Renata Carneiro Firmo e coorientação de Carla Adriana da Cruz.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1580
Appears in Collections:Fisioterapia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.