Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1585
Title: Suplementação oral de magnésio para câimbras em membros inferiores na população geral: uma revisão sistemática breve
Authors: SOUZA, Erick Macedo Barbosa
AZEVEDO, Itanauan Talita Cabral de
HENRIQUES, Cláudia Viana
Keywords: Magnésio
Câimbras
Membros inferiores
Suplementação
Issue Date: 2023
Abstract: Objetivos: O presente estudo, preza avaliar quais os benefícios da suplementação oral de magnésio para tratamento de câimbras nas pernas na população em geral. Por meio de uma revisão sistemática breve do referencial teórico sobre o tema. As câimbras musculares podem causar dor intensa, distúrbios do sono, dificultar a realização das atividades diárias, e até prolongar a duração da gravidez. Método: Foi realizada uma Revisão sistemática breve com base nas diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses. Foram realizadas as seguintes etapas: elaboração da pergunta norteadora: Há benefícios na suplementação de magnésio por via oral no tratamento/ profilaxia de câimbras musculares nos membros inferiores no público em geral? ; descritores do tema (magnésio, câimbras, membros inferiores, suplementação.); definição das bases de dados BVS, Lilacs. IBECS, SciELO; estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão para a amostra;( foram excluídos artigos que não estavam disponíveis nos idiomas inglês, português e espanhol; que não realizaram intervenção com magnésio por via oral, que não estavam disponíveis o texto completo, ou que tiveram câimbras relacionadas a outras condições médicas). As buscas foram realizadas em maio de 2023, com restrição de período de 10 anos, compreendido entre 2013 e 2023. Resultados: Inicialmente, foram selecionados 622 artigos, e após leitura e análise crítica dos estudos, foram excluídos os artigos que não respondiam à pergunta norteadora ou não preenchiam critérios de inclusão. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 8 artigos para análise, e destes, cinco artigos foram publicados entre 2019 e 2021. Com relação ao país de origem, a distribuição foi bastante heterogênea e apenas uma pesquisa foi realizada no Brasil. Entre as bases de dados, a Medline teve o maior número de artigos selecionados. Conclusão: Os estudos que avaliaram a suplementação de magnésio para câimbras musculares têm qualidade metodológica comparativamente baixa em relação ao tipo de estudos realizados e seus delineamentos, e heterogênea entre si, o que comprometeu a qualidade dos resultados. Alguns estudos mostraram redução da intensidade do episódio, quando comparado ao placebo, enquanto outros demonstraram que não há superioridade. Pôde-se por fim concluir que não há evidência de que a suplementação oral de magnésio no tratamento de câimbras musculares na população geral traga benefícios. Palavras-chave: magnésio, câimbras, membros inferiores, suplementação.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1585
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.