Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1587
Title: Associação do comportamento alimentar com o estado nutricional de gestantes de alto risco internadas em um centro de referência no Nordeste
Authors: LIRA, Camila Almeida de
LIMA, Maria Cecília Santos de
ANDRADE, Elda Silva Augusto de
BORBA, Maria Josemere de Oliveira
Keywords: Comportamento alimentar
Gestantes de alto risco
Issue Date: 2023
Abstract: Introdução: A gestação é um período de mudanças físicas e fisiológicas que evolui sem complicações quando isenta de fatores que podem acarretar no comprometimento da saúde materna e fetal. As morbidades, diabetes mellitus, hipertensão arterial, obesidade, ganho de peso inadequado são as mais frequentes causadoras do risco gestacional, podendo estas ser fortemente associadas com o estado nutricional, hábito e comportamento alimentar da gestante. Objetivo: Deste modo, o objetivo deste estudo foi descrever e associar o comportamento alimentar com o estado nutricional de gestantes de alto risco internadas em um centro de referência no Nordeste. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo do tipo transversal realizado com pacientes internadas nas enfermarias de alto risco do Centro de Atendimento à Mulher (CAM) do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP (Recife- PE). Resultados: Cerca de 56,4% das gestantes tinham IMC pré-gestacional classificados em sobrepeso ou obesidade prevalecendo durante a gestação, sendo apenas 16% classificadas como baixo peso. A avaliação da evolução do ganho ponderal demonstrou que 66,4% apresentaram um ganho de peso insuficiente, enquanto 12,8% tiveram um ganho de peso gestacional elevado. Discussão: Ao analisar o comportamento alimentar através do instrumento TEMS, a relação de passar uma boa imagem ao se alimentar teve valor significativo de p =0,026, bem como considerações de escolher alimentos saudáveis e relacionados a obter energia estão diretamente associados com o IMC atual, assim sendo, nota-se que fatores emocionais, sociais, fisiológicos, econômicos influenciam na escolha dos alimentos. Conclusão: A elevada prevalência do excesso de peso e obesidade encontrada nessa população demonstra a influência do comportamento alimentar no estado nutricional. Reforçando a importância de medidas preventivas para identificar fatores de risco e obter um acompanhamento nutricional adequado durante a gestação com o intuito de reduzir danos à saúde e promover autonomia para escolhas alimentares mais adequadas e saudáveis.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1587
Appears in Collections:Nutrição



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.