Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1590
Title: Avaliação da relação do comer intuitivo e do comportamento alimentar restritivo em mulheres de 20 a 40 anos de idade
Authors: GUERRA, Beatriz da Silva
BARRÊTO, Montezuma do Rêgo
BARROS, Lígia Pereira da Silva
Keywords: Comportamento alimentar
Dieta
Mulheres
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Objetivo: Avaliar as inter-relações entre comportamentos alimentares intuitivos, apreciação corporal, IMC (Índice de Massa Corporal) e comportamentos alimentares restritivos em grupo de mulheres de 20 a 40 anos. Métodos: Tratou-se de um estudo do tipo transversal, quantitativo, com aplicação de formulário online através do uso de escalas psicométricas construídas especificamente para avaliar a percepção de mulheres de 20 a 40 anos sobre o tema proposto. Resultados: Com a aplicação da pesquisa encontramos a confirmação que a alimentação intuitiva é uma ferramenta de auxílio para a apreciação corporal. Conclusão: Com as mudanças na sociedade, houve uma maior pressão sob as mulheres acerca do corpo ideal, em que se garantia felicidade e satisfação para justificar o consumo excessivo com a estética além dos sacrifícios na busca desse padrão. As dietas restritivas surgem então como mais uma ferramenta para se alcançar o corpo desejado. O conceito de comer intuitivo entra como alternativa para se estabelecer uma relação saudável com a alimentação. Palavras-chave: Comportamento alimentar, dieta, mulheres.
Description: Trabalho apresentado para a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Nutrição.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1590
Appears in Collections:Nutrição



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.