Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1604
Title: | Avaliação da aprendizagem em ambiente remoto durante a pandemia da Covid-19: opinião, adaptação, e desempenho de estudantes de graduação na área da saúde |
Other Titles: | Assessment of learning in a remote environment during the Covid-19 pandemic: opinion, adaptation and performance of undergraduate students in the health area |
Authors: | BRAGA, Diana Duque de Almeida DUQUE, Taciana Barbosa MELO, Monica Cristina Batista de SILVA, Bruno Hipólito da VERAS, Daniele de Melo |
Keywords: | Avaliação educacional Aprendizagem Covid-19 Desempenho acadêmico Tecnologia educacional. |
Issue Date: | 2023 |
Abstract: | RESUMO OBJETIVO: Avaliar a opinião, adaptação e desempenho dos estudantes da Faculdade Pernambucana de Saúde FPS com a implantação da avaliação em ambiente remoto, na pandemia Covid-19. MÉTODO: Avaliação de intervenção educacional, 2021 a 2022, desenvolvida com estudantes da FPS que realizaram avaliações em ambiente remoto durante a pandemia COVID19. Na primeira etapa, foi aplicado a 182 estudantes formulário estruturado por via eletrônica sobre acesso ao ambiente on-line e sobre a implantação, segurança, atitudes, dinâmica das avaliações e estressores psicológicos relacionados à avaliação remota. Na segunda etapa, realizada comparação das médias dos testes on-line com os testes presenciais antes e após período de isolamento, de estudantes de todos os cursos. Ranking médio > 3 foi considerado critério de consenso sobre a adaptação em ambiente remoto e na comparação do desempenho, teste - t para amostras independentes. O estudo foi aprovado pelo do Comitê de Ética em Pesquisa da FPS. RESULTADO: Os estudantes em relação ao teste on-line, concordaram estarem adaptados, que o ambiente favorece a fila, e o contexto da pandemia afetou seus desempenhos. Na comparação de médias entre os testes on-line e presenciais, não houve diferença para os cursos de enfermagem (p = 0,155), farmácia (p = 0,916) e fisioterapia (p= 0,534). Nos cursos de medicina, nutrição e odontologia, as médias nos testes remotos foram superiores aos da modalidade presencial (p <0,001), acontecendo o inverso com o curso de psicologia. CONCLUSÃO: Os estudantes concordaram que estão bem adaptados às avaliações on-line, não sendo identificado um padrão único entre os cursos sobre diferenças de desempenho médio nas avaliações realizadas de forma remota e presencial. Palavras-chave: Avaliação Educacional; Aprendizagem; Covid-19; Desempenho Acadêmico; Tecnologia Educacional. |
Description: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Psicologia na Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, critério para obtenção de título de Bacharel em Psicologia |
URI: | http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1604 |
Appears in Collections: | Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Diana Duque de Almeida Braga.pdf | 574.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.