Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1617
Title: Eventos adversos após aplicação da vacina Pneumocócica Conjugada 13-valente em pacientes da oncogeriatria: corte transversal
Authors: LEITE, Rebeca Maria Alves
PORTELA, Júlia Franca da Costa
PINTO, Ana Luiza Reis Paes
HAIMENIS, Brunna
SANTOS, Camila Pereira Torres
OLIVEIRA, Carime Caroline Magalhães
ARAÚJO, Paloma Aires
COSTA, Guilherme Jorge
MELLO, Maria Júlia Gonçalves de
SALES, Diogo Feitosa
Keywords: Idoso
Oncologia
Vacina Pneumocócica
Eventos Adversos
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Objetivo: Determinar a frequência e fatores associados aos eventos adversos após uso da vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC-13) nos idosos com câncer. Métodos: Estudo de corte transversal com componente analítico envolvendo pacientes com idade ≥ 60 anos, acompanhados na Oncogeriatria do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), de junho a setembro de 2021. Foram incluídos pacientes que receberam a VPC-13 e avaliados dados demográficos e topografia do tumor. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O desfecho estudado foi a presença de eventos adversos vacinais, sendo acompanhados por contato telefônico. Realizou-se análise descritiva no Stata 13.0 e regressão de Poisson para comparação entre os grupos. Resultados: Dos 383 pacientes vacinados, 287 (74,9%) responderam ao contato telefônico e foram incluídos no estudo. Desses, 36,6% tiveram algum evento adverso, com maior frequência entre o sexo feminino e aqueles com idade inferior a 75 anos (p<0,05). Os sintomas mais referidos foram: dor (22,0%) e hiperemia (5,2%) no local da aplicação; astenia (7,7%), cefaleia (2,8%) e febre (2,1%). Não houve registro de eventos adversos graves. Conclusão: O uso da vacina VPC-13 em pacientes idosos oncológicos mostrou-se relativamente segura e os efeitos adversos foram considerados leves, sendo a dor no local da aplicação o mais frequente. Palavras chave: Idoso. Oncologia. Vacina Pneumocócica. Eventos Adversos.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1617
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Rebeca Maria Alves Leite¬_Júlia Franca da Costa Portela.pdf189.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.