Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1622
Title: Cartilha sobre cuidados paliativos pediátricos: um guia para uma comunicação efetiva e o bem estar do núcleo paciente-cuidadores
Authors: GUEDES, Ana Gabriela de Siqueira
HAZIN, Gabriela Falcão
SANTOS, Pedro Paulo Procópio de Oliveira
LORENA, Suélem Barros de
Keywords: Comunicação em saúde
Cuidados paliativos
Medicina paliativa
Pediatria
Issue Date: 2023
Abstract: Introdução: Cuidados Paliativos é uma forma de assistência focada na abordagem integral ao paciente e focada na melhora de sua qualidade de vida. Entretanto, ainda é pouco compreendida pela população geral, sobretudo no âmbito pediátrico, havendo uma compreensão equívoca de que significa morte iminente ou o adiantamento de tal. Desse modo, um instrumento que esclareça tais conceitos é necessário para que pacientes e familiares usufruam dos benefícios que essa prática oferece. Objetivos: Elaborar e validar uma cartilha educativa para promover o entendimento a respeito dos Cuidados Paliativos Pediátricos, de modo a facilitar a comunicação entre profissionais de saúde e o núcleo cuidadores-paciente. Métodos: Estudo de elaboração e validação de um produto técnico, voltado para pacientes e cuidadores. A validação foi feita meio de um questionário respondido por profissionais da área de saúde e realizada entre Janeiro e Setembro de 2023. Os participantes avaliaram a cartilha considerando uma escala tipo Likert de quatro pontos, sendo calculado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O IVC considerado adequado foi de ≥ 0,80. Resultados: Dentre os 20 participantes, 12 são médicos (60%), 5 enfermeiras (25%) e 3 fisioterapeutas (15%). Após a análise dos dados, foi obtido um valor de IVC = 0,96. Conclusão: A cartilha mostrou-se válida e apta para uso prático. Palavras-chave: Comunicação em Saúde. Cuidados Paliativos. Medicina Paliativa. Pediatria.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1622
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Final - Cartilha Cuidados Paliativos Pediátricos.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.