Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1628
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Carime Caroline Magalhães-
dc.contributor.authorSILVA, Thaís Carine Lisboa da-
dc.contributor.authorGOMES, Neciula de Paula Carneiro Porto-
dc.date.accessioned2023-11-14T17:38:54Z-
dc.date.available2023-11-14T17:38:54Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1628-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractA Socialização Interprofissional (SIP) facilita a construção de competências colaborativas em aprendizagem compartilhada e a criação de uma identidade interprofissional. Diante da necessidade de mensurar como estudantes e profissionais da saúde se percebem no processo da SIP, surge a Interprofessional Socialization and Valuing Scale com 21 itens (ISVS-21). Neste estudo analítico de validação psicométrica, 274 graduandos da Faculdade Pernambucana de Saúde, dos segundo e terceiro anos, responderam via on-line a ISVS-21 traduzida e adaptada ao contexto brasileiro. A escala mensura crenças, comportamentos e atitudes presentes no cuidado colaborativo. Os dados foram analisados pelos programas AMOS e SPSS versão 27. A análise fatorial confirmatória e o alpha de Cronbach foram os testes psicométricos usados para avaliar, respectivamente, a validade e a confiabilidade do instrumento ISVS-21. Cinco modelos foram executados para determinar o melhor ajuste do modelo, indicando propriedades de medição aceitáveis, com um alfa de Cronbach de 0,937. A versão brasileira da ISVS-21 confirma o constructo único do modelo original de 1 fator e 21 itens. Instrumentos de medidas de SIP são necessários para capturar o papel da Educação Interprofissional em Saúde na transformação das abordagens colaborativas do cuidado, sob a ótica da valorização e socialização interprofissional entre estudantes da graduação. Palavras-chave: educação interprofissional; socialização; colaboração intersetorial; estudo de validação; análise fatorial.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação interprofissionalpt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectColaboração intersetorialpt_BR
dc.subjectEstudo de validaçãopt_BR
dc.subjectAnálise fatorialpt_BR
dc.titleValidação da Interprofessional Socialization and Valuing Scale (ISVS) para estudantes no Brasilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo PIBIC TCC Carime versão final.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.