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dc.contributor.authorCAVALCANTI, Letícia de Souza-
dc.contributor.authorMUNIZ, Anna Luiza Santiago Angelo-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Ilana de Souza-
dc.contributor.authorCORDEIRO, Vanessa Nazário-
dc.contributor.authorCAMINHA, Marina Alves-
dc.date.accessioned2023-11-20T12:58:48Z-
dc.date.available2023-11-20T12:58:48Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1636-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Objetivo: Analisar a percepção de um grupo de residentes da área de saúde acerca do desenvolvimento de competências interprofissionais durante vivência de prática interdisciplinar em um Centro Especializado em Reabilitação (CER). Método: Estudo qualitativo transversal de caráter exploratório, cujo instrumento para coleta de dados se deu por meio de entrevista de grupo focal (GF), que foi audiogravada e transcrita. Teve a participação dos residentes que realizaram prática no Programa de Estimulação Precoce (PEP) no CER de um hospital escola referência no Estado de Pernambuco. Os dados foram analisados mediante a análise de conteúdo, segundo Minayo. Resultados: A partir da análise qualitativa dos relatos do GF, foi possível observar a dicotomia entre práticas multi e interprofissionais e entre os modelos de cuidado colocados em prática pelo PEP. Destaca-se que a falta de planejamento e sistematização de reuniões em equipe foi uma importante barreira enfrentada pelo grupo. No entanto, o estudo aponta para o desenvolvimento de uma nova identidade profissional entre o grupo de residentes que passa a compreender a importância de aprender a partir de, com e para o outro. Conclusão: O estudo sugere que o PEP, enquanto cenário de aprendizado e prática profissional, se melhor estruturado e planejado, pode contribuir de maneira satisfatória ao desenvolvimento de competências interprofissionais. PALAVRAS-CHAVE: Educação em saúde, Educação interprofissional, Educação baseada em competências, Práticas interdisciplinares e Modelos de assistência à saúde.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducação interprofissionalpt_BR
dc.subjectEducação baseada em competênciaspt_BR
dc.subjectPráticas interdisciplinarespt_BR
dc.subjectModelos de assistência à saúdept_BR
dc.titleA percepção de residentes acerca do desenvolvimento de competências interprofissionais durante vivência de prática interdisciplinar em um Centro Especializado em Reabilitaçãopt_BR
dc.title.alternativeResidents' perception of the development of interprofessional skills during interdisciplinary practice experience in a Specialized Rehabilitation Centerpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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