Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1646
Título: Perfil clínico epidemiológico dos óbitos neonatais em um hospital de referência na assistência neonatal das regiões Norte - Nordeste do Brasil
Título(s) alternativo(s): Clinical epidemiological profile of neonatal deaths in a reference hospital for neonatal care in the North-Northeastern regions of Brazil
Autor(es): ESTEVES, Heloísa Acioli Lins
BORBA, Isabela Marques
MOURA, Sandra Regina Silva de
MENDONÇA, Cláudia Roberta Selfes de
Palavras-chave: Indicadores de morbimortalidade
Mortalidade neonatal precoce
Unidades de terapia intensiva neonatal
Data do documento: 2023
Resumo: Objetivo: Descrever o perfil clínico epidemiológico dos óbitos neonatais em um hospital de referência na assistência neonatal da região norte-nordeste do Brasil. Método: trata-se de um estudo de corte transversal descritivo e exploratório, de caráter quantitativo, utilizando os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), alimentado pelas Declarações de Óbito (DO) dos anos de 2018 a 2022 e instalado na Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Resultados: Foram identificados 1.117 óbitos neonatais no período do estudo, o que representa um coeficiente de mortalidade neonatal de 48,9 por mil nascidos vivos. Predominando os neonatos < 7 dias de vida (69,7%), com peso adequado (38,2%), oriundos de gestações únicas (89,2%) e com idade gestacional entre 22 e 36 semanas (57,1%). E as principais causas de óbito estão relacionadas aos capítulos XVII e XVI da CID-10, 54,6% e 42,8% respectivamente. Discussão: Os dados encontrados em nosso estudo corroboram com a literatura, quando equiparados à instituições de alta complexidade. Conclusão: As principais causas de óbito estão relacionadas a malformações e afecções originadas na gestação, enfatizando a importância da realização oportuna e adequada do pré-natal. Palavras-chave (DeCS): Indicadores de morbimortalidade; Mortalidade neonatal precoce; Unidades de terapia intensiva neonatal.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1646
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO ÓBITO NEONATAL.pdf171.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.