Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1648
Title: Avaliação do comportamento alimentar e da percepção da imagem corporal de indivíduos LGBTQIAPN+ no recife e Região Metropolitana
Authors: AGUIAR, Yasmin Martins
BOGATER, Julia Hertz
BARROS, Ligia Pereira da Silva
MELO, Camila Yandara Sousa Vieira de
SANTOS, Pedro Paulo Procópio de Oliveira
Keywords: Comportamento alimentar
Imagem corporal
Minorias sexuais e de gênero
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO INTRODUÇÃO: Estressores sociais sofridos pelas múltiplas identidades de gênero e orientações sexuais ditam como a forma corporal é vista, representando forte correlação com o risco de comportamentos disfuncionais e transtornos alimentares. OBJETIVO: Avaliar a percepção da imagem corporal e prevalência de comportamentos alimentares transtornados na comunidade LGBTQIAPN+ do Recife e Região Metropolitana. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de estudo transversal quantitativo, com amostra obtida por conveniência do tipo não probabilística. A pesquisa foi aprovada pelo CEP-FPS, com coleta de dados via Google Forms. Aplicou-se três questionários: Socioeconômico; TFEQ-R21 e BSQ. Considerou-se significância estatística (p<0,05). RESULTADOS: Amostra de 160 participantes com idade média de 28,4 ± 8,78 anos, 51,3% sexo masculino, 92,5% cisgêneros e 58,1% homossexuais. IMC médio de 26,8 kg/m² e classe social B2 (38,75%). Prevalência da Alimentação Emocional (AE) no TFEQ-R21. No BSQ, 43,8% apresentaram insatisfação corporal. Verificou-se correlação entre Restrição Cognitiva (RC) e não binários (p=0.019) e associação entre BSQ e TFEQ-R21, especialmente AE (p<0,001). Observou-se relação entre Descontrole Alimentar (DA) e AE (p<0,001). DISCUSSÃO: AE despontou como principal domínio afetado e houveram distorções leves a graves na imagem corporal. RC acometeu não-binários, com redução da ingestão alimentar. Evidenciou-se influência entre comportamento alimentar e imagem corporal, principalmente AE, que também mostrou ser o principal responsável pelo DA, impactando no aumento de peso. Gêneros e sexualidades fluidas apresentaram fragilidade na autoimagem e comportamento alimentar. CONCLUSÃO: Apesar das limitações e escassez de artigos, o trabalho apresentou importantes desdobramentos sobre imagem corporal e comportamentos alimentares de risco dessas minorias. Palavras-chave: Comportamento alimentar, Imagem corporal, Minorias Sexuais e de Gênero.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1648
Appears in Collections:Nutrição



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.