Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1654
Title: Associação entre afetos positivos e negativos, autoestima e transtornos mentais comuns em estudantes universitários de saúde
Authors: GOMES, Ana Carolina dos Santos
VIANA, Leticia Camilo
GOMES, Paulo César dos Santos
FELISBERTO, Eduardo Falcão
Keywords: Afetos positivos
Afetos negativos
Autoestima
Transtorno mental comum
Universitários
Issue Date: 2023
Abstract: Resumo: Objetivo: Avaliar a associação entre afetos positivos e negativos, autoestima e Transtornos Mentais Comuns (TMC) em estudantes universitários dos cursos de saúde. Métodos: Trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva e quantitativa. Os instrumentos incluem a Escala de Afetos Positivos e Afetos Negativos (PANAS), Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR) e Self Reporting Questionnaire (SRQ-20. Resultados: Um total de 421 estudantes participaram da pesquisa, com a predominância do sexo feminino (82,7%). A idade média dos participantes foi de 22,77 anos, variando de 18 a 59 anos. A maioria dos estudantes estava matriculada no curso de Medicina (31,1%), seguido por estudantes de Psicologia (26,7%), com predominância de estudantes que não realizavam acompanhamento psiquiátrico (77,1%) e realizavam acompanhamento psicológico (56,2%). No Self-Questionnaire Report 20, a média de pontos obtidos foi de 8,40 (DP = 5,04). Houve associação significativa entre a variável clínica de realização de acompanhamento psicológico dos participantes e a Escala de Autoestima com a PANAS (p=0,04). Conclusão: As descobertas indicaram presença de sofrimento psicológico nos participantes, com associações significativas entre a autoestima, afetos positivos e negativos, e a presença de acompanhamento psicológico e psicoterápico, não encontrando correlações significativas entre TMC, autoestima e afetos positivos e negativos. Sugere-se uma produção longitudinal para acompanhar essa população. Palavras-chave: afetos positivos, afetos negativos, autoestima, transtorno mental comum, universitários.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1654
Appears in Collections:Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Ana Carolina dos Santos Gomes.pdf236.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.