Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1658
Title: Uso de sistema de recuperação de sangue intraoperatório em um centro de grande volume de cirurgias cardiovasculares
Other Titles: Autotransfusão de sangue intraoperatório em centro de cirurgias cardiovasculares
Authors: ALENCAR, Arthur Alves Rodrigues
SIMAS, Artur Macedo
MONTEIRO, Verônica Soares
MEDEIROS, Flávia Patrícia Morais de
CUNHA, Cristiano Berardo Carneiro da
Keywords: Transfusão de sangue autóloga
Procedimentos cirúrgicos cardiovasculares
Respiração artificial
Circulação extracorpórea
Issue Date: 2023
Abstract: Resumo Objetivos: avaliar a eficácia do uso do SRSI em pacientes submetidos a cirurgia cardiovasculares de grande porte com circulação extracorpórea. Métodos: este foi um ensaio clínico controlado e randomizado realizado entre setembro de 2022 e setembro de 2023. Os pacientes foram divididos em grupo intervenção: uso de SRSI no intraoperatório de cirurgias cardiovasculares com circulação extracorpórea e grupo controle: sem SRSI. Resultados: o grupo intervenção apresentou uma prevalência maior de pacientes com hipertensão arterial sistêmica, mas não houve diferenças entre outras variáveis clínicas estudadas. O grupo intervenção também apresentou melhores níveis séricos de hemoglobina no 1º e 2º dias pós-operatórios. Não houve diferença em relação a outros desfechos cirúrgicos ou relacionados aos cuidados pós-operatórios analisados. Conclusões: o grupo de SRSI apresentou melhores níveis séricos de hemoglobina entre o primeiro e o segundo dia de pós-operatório. Entretanto, não foram percebidas diferenças em outros desfechos. Porém, trata-se de um estudo em andamento, e a continuação do estudo é fundamental para melhor análise. Palavras-chave (DeCS): Transfusão de Sangue Autóloga; Procedimentos Cirúrgicos Cardiovasculares; Respiração Artificial; Circulação Extracorpórea.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1658
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Arthur Alves Rodrigues Alencar_ Artur Macedo Simas.pdf554.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.