Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1663
Title: Distorção da percepção da imagem corporal e estado nutricional de universitários de saúde de uma instituição particular do Nordeste brasileiro
Authors: PIMENTEL, Yasmin Fonseca
LUCENA, Camila Carvalho
MACHADO, Maria Vitória Souto
MACÊDO, Derberson José do Nascimento
Keywords: Estado nutricional
Estudantes de ciências da saúde
Imagem corporal
Transtornos dismórficos corporais.
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Introdução: A Imagem Corporal (IC) é a figura percebida a respeito da forma e tamanho do corpo, sua percepção é resultado de um conjunto de sentimentos a respeito dessas características. Objetivo: correlacionar a percepção da imagem corporal com o estado nutricional em universitários de cursos de saúde de uma instituição privada do nordeste brasileiro. Materiais e métodos: foi realizado um estudo transversal e descritivo, para coleta dos dados foi necessária a autorização prévia do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição proponente e a mesma ocorreu nos meses de fevereiro e março de 2023. Foram aplicados os instrumentos Body Shape Questionnaire (BSQ) e escala de silhuetas corporais proposta por Stunkard et al. (1983). Resultados: a amostra foi composta por 209 estudantes maiores de 18 anos dos cursos de saúde, sendo a maioria do sexo feminino. Foi constatado que 56,7% das mulheres desejavam um corpo mais magro segundo a escala de silhuetas, enquanto 42,4% dos homens desejavam uma silhueta maior que a percebida. Também foi evidenciado que 66% dos universitários afirmaram que a sua aparência corporal exercia influência na prática profissional. Houve correlações estatisticamente significantes entre o instrumento aplicado para avaliação do grau de satisfação corporal, o BSQ e a faixa etária. Conclusão: no estudo mais da metade dos estudantes apresentaram preocupação e possível insatisfação corporal, mesmo as pessoas com estado nutricional de eutrofia, alertando para um quadro de distorção corporal e possível grupo de risco para desenvolvimento de Transtornos Dismórficos Corporais (TDC). Palavras-chave: Estado Nutricional; Estudantes de Ciências da Saúde; Imagem Corporal Estudantes de Ciências da Saúde; Transtornos Dismórficos Corporais.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1663
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_YASMIN PIMENTEL.pdf657.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.