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Título: Percepção de estudantes de graduação em saúde frente ao atendimento integral às pessoas com deficiência
Autor(es): SILVA, Laura Cavalcanti e
FREIRE, Gilvana da Rocha
PINHEIRO, Gabriela Eugênia de Melo
ANDRETO, Luciana Marques
FIGUEIRA, Maria Cristina dos Santos
Palavras-chave: Acesso aos serviços de saúde
Pessoas com deficiência
Políticas públicas
Ensino Superior
Assistência integral à saúde
Pesquisa qualitativa
Data do documento: 2023
Resumo: Resumo Objetivo: Analisar a percepção dos estudantes de saúde de uma IES sobre o preparo técnico-profissional no atendimento integral a saúde das PcD durante a graduação. Método: Estudo qualitativo e transversal, através de entrevistas semiestruturadas, com os discentes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde, o qual ocorreu no período de setembro de 2022 a setembro de 2023. Para análise dos dados, utilizou a técnica de Análise de Conteúdo Temática segundo Laurence Bardin. A pesquisa foi aprovada CEP em Seres Humanos da FPS sob o número 63665222.9.0000.5569. Resultados: Foram entrevistados 35 discentes distribuídos nos cursos selecionados. A maioria era sexo feminino (82,86%), entre 20 e 24 anos (74,29%), de cor branca (62,86%) e sem parentes com deficiência (62,86%). O conteúdo das entrevistas dos discentes foi organizado nas categorias temáticas: “Conhecimentos prévios e experiências dos discentes”, “Papel da graduação e dos profissionais de saúde no atendimento” e “SUS e suas políticas públicas”. Conclusão: Com objetivo do atendimento integral às PcDs, é necessário o aprimoramento técnico-científico desde a graduação, sendo importante para a formação desses futuros profissionais com uma comunicação efetivas, técnicas de manejo apropriadas, além da responsabilidade social com essa população no SUS. Descritores em português: Acesso aos Serviços de Saúde; Pessoas com Deficiência; Políticas Públicas; Ensino Superior; Assistência Integral à Saúde; Pesquisa Qualitativa
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1668
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