Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1677
Title: Tipos de falha de extubação em crianças e adolescentes de 0 a 15 anos submetidos a cirurgia cardíaca: uma análise do perfil clínico
Authors: GRIMALDI, Ena Primavera Generoso
SANTANA, Bruna Oliveira de
ANDRADE, Lívia Barboza de
COSTA, Alessandra Muniz Pereira da
NELO, Edinely Michely de Alencar
FIRMINO JÚNIOR, Jarson José
FREITAS, Maria Vitória de Oliveira
CARVALHO, Rafaela Maria França e
Keywords: Cardiopatias congênitas
Extubação
Crianças
Cirurgia cardíaca
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Introdução: As cardiopatias congênitas (CC), são todas as alterações estruturais e/ou funcionais do sistema circulatório que provocam disfunção do fluxo sanguíneo. Cerca de 20% dessas anomalias podem regredir de forma espontânea, outras necessitam de intervenção cirúrgica para correção total ou parcial desses defeitos. Crianças que são submetidas a esse tipo de cirurgia, necessitam de ventilação pulmonar mecânica (VPM) e sempre que possível são extubadas de forma precoce. A estratégia “fast track”, quando o paciente é extubado em até 6 horas após a cirurgia, é a mais recomendada na maioria dos estudos mais recentes, pois diminui as taxas de complicações e permanência hospitalar. Objetivo: Analisar os tipos de falha de extubação em crianças de 0 a 15 anos submetidos à cirurgia cardíaca em um hospital de referência no Nordeste do Brasil. Método: foi realizado um estudo do tipo coorte retrospectivo, no Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco - Professor Luiz Tavares (PROCAPE), foram incluídas todas as crianças de 0 a 15 anos submetidas a primeira extubação que realizaram cirurgia cardíaca no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2021 e excluídas as que já faziam uso de VPM antes do procedimento cirúrgico e as que sofreram extubação acidental. Resultados: Foram elegíveis 233 crianças, a taxa de falha de extubação foi de 9,4%, quanto ao tipo de falha, 50% das falhas foi de forma precoce, a segunda foi a tardia (31,8%), seguida da intermediária (18,2%). Em relação às causas de falha foi observado uma ocorrência de 63,6% para causas respiratórias, 27,3% relativo as causas cardíacas e 9,1% para outras causas. A mediana de tempo de internamento em UTI foi de 3 dias e o de internamento hospitalar de 13 dias. Conclusão: No pós-operatório de cirurgia cardíaca; o maior percentual dos pacientes falhou por complicações respiratórias e de forma precoce. Aspectos éticos: Este artigo está atrelado a uma coorte da mestranda AMPC (programa do Mestrado de Cuidados Intensivos do IMIP) e está aprovado no comitê de ética em pesquisa em seres humanos do IMIP sob Número do Parecer: 5.041.402. Palavras - chave: cardiopatias congênitas; extubação; crianças; cirurgia cardíaca.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1677
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Ena Grimaldi e Bruna Oliveira - Versão Corrigida.pdf705.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.