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dc.contributor.authorFONTE, Fernanda Gouveia da-
dc.contributor.authorALMEIDA, Júlia Vasconcelos de-
dc.contributor.authorBARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes-
dc.date.accessioned2023-11-30T17:21:01Z-
dc.date.available2023-11-30T17:21:01Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1690-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde, como requisito para obtenção do Bacharel em Psicologia.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO INTRODUÇÃO: O bilinguismo, caracterizado pelo domínio de duas línguas por um indivíduo, é um fenômeno global de relevância. Este trabalho apresenta um guia para pais interessados no tema, destacando a evolução das percepções sobre o impacto do bilinguismo no desenvolvimento cognitivo. Nos dias de hoje a definição de "bilíngue" abrange um espectro mais amplo de habilidades linguísticas, desafios podem surgir, independentemente do contexto linguístico, e o guia explora como o bilinguismo influencia a cognição e a neuroplasticidade funcional. Diferenças entre crianças bilíngues e monolíngues são cruciais e o estudo enfatiza o envolvimento positivo dos pais no desenvolvimento da segunda língua de seus filhos, promovendo um ambiente bilíngue equilibrado que enriquece tanto o aspecto cognitivo quanto o social e cultural das crianças. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi desenvolver um guia para orientar os pais sobre a importância do bilinguismo e sua relação com o desenvolvimento cognitivo na infância. MÉTODO: O guia foi construído em um modelo de design instrucional, composto por cinco etapas segundo o método ADDIE, que significa: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação, que representa as cinco fases do processo de criação do material. As partes da implementação e avaliação não foram realizadas no por não fazerem parte do presente trabalho. RESULTADO E DISCUSSÃO: A versão final do produto resultou em um guia de orientação para os pais com base em 17 artigos e com o objetivo de fornecer informações embasadas sobre o Bilinguismo e Desenvolvimento Cognitivo na Infância. O guia foi elaborado pelos autores usando a plataforma Canva e combina recursos visuais e textuais para melhorar a compreensão. Os resultados enfatizam que o Bilinguismo é comum em muitas pessoas e que as ideias sobre seu conceito e impacto evoluíram ao longo do tempo. O trabalho aborda questões relacionadas ao Bilinguismo na infância, destacando seus efeitos cognitivos e socioemocionais ao longo da vida. Além disso, fornece informações sobre como os pais podem apoiar seus filhos, incluindo incentivo, interesse, recursos e promoção da alfabetização na segunda língua. CONCLUSÃO: Em suma, o bilinguismo desempenha um papel importante para o desenvolvimento cognitivo infantil, e a criação do guia por meio do método ADDIE é um passo significativo para informar e esclarecer dúvidas dos pais. Através dessa iniciativa, espera-se que mais pais e responsáveis se interessem e incentivem suas crianças a aprender outra língua, visando como o aprendizado de dois idiomas desde a infância pode enriquecer as habilidades cognitivas, promover a flexibilidade mental e contribuir para uma compreensão mais profunda da diversidade linguística e cultural. PALAVRAS-CHAVE: Bilinguismo, desenvolvimento cognitivo, guia, infância, pais.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectGuiapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectPaispt_BR
dc.titleBilinguismo e desenvolvimento cognitivo na infância: um guia de orientação para paispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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