Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1701
Title: Distúrbios hipertensivos gestacionais no pré-natal de alto risco de uma unidade de referência quaternária: um caso-controle
Other Titles: Gestational hypertensive disorders in high-risk prenatal in a quaternary reference unit: a control case
Authors: CABRAL, Ana Cecília Araújo
TEIXEIRA, Beatriz Sotéro Oliveira
SILVA, Letícia Fagundes do Nascimento
SANTOS, Manuelly Pereira de Morais
ARAÚJO, Renato Bruno Gouveia de
AMORIM, Vinicyus Eduardo Melo
LIMA, Kledoaldo Oliveira de
Keywords: Gestação de alto risco
Hipertensão gestacional
Hipertensão arterial sistêmica.
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Objetivos: compreender os fatores associados aos distúrbios hipertensivos gestacionais e identificar o perfil epidemiológico da amostra estudada. Métodos: trata-se de um estudo caso-controle, o qual incluiu prontuários de 600 mulheres atendidas no pré-natal do ambulatório de alto risco do serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (IMIP), no período de setembro a dezembro de 2022. Resultados: a média da idade das pacientes foi de 29,5 anos, sendo 55,3% autodeclaradas pardas; 28,7% secundigestas; 38,8% do tipo sanguíneo “O positivo”; 54,2% desempregadas; 54,7% apresentaram gestação de risco prévia e 53,6% foram acometidas por distúrbios hipertensivos na última gestação, principalmente, hipertensão crônica (18,3%) e pré-eclâmpsia sobreposta (12,8%). A ocorrência de distúrbios hipertensivos gestacionais foi correlacionada com alta relevância estatística (p < 0.05) à idade materna avançada; idade da primeira gestação; antecedente familiar de hipertensão; gestação de risco prévia; antecedente pessoal de hipertensão crônica e diabetes mellitus; obesidade e presença concomitante de diabetes gestacional. Conclusão: distúrbios hipertensivos gestacionais são complicadores prevalentes de gestações, logo, deve-se detectar precocemente os fatores de risco e conscientizar a gestante acerca dos hábitos de vida. Ademais, é necessário mais estudos atualizados em diferentes locais do país e envolvendo multicentros, a fim de obter um melhor esclarecimento acerca dos fatores preditores dos distúrbios hipertensivos gestacionais. Palavras-chave: Gestação de Alto Risco, Hipertensão Gestacional, Hipertensão Arterial Sistêmica.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1701
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.