Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1702
Title: Avaliação dos desfechos da sedação paliativa em pacientes em serviço especializado no Nordeste do Brasil
Other Titles: Evaluation of the outcomes of palliative sedation in patients in a specialized service in Northeast Brazil
Authors: ARAÚJO, Lucas Silvestre
ANDRADE, Isabel Maria Moura de
VELOSO, Maria Fernanda de Lima
LINS, Mecneide Mendes
CAVALCANTI, Zilda do Rego
BEZERRA, Mirella Rebello
Keywords: Cuidados paliativos
Hipnóticos e sedativos
Midazolam
Fim de vida
Análise transversal
Issue Date: 2023
Abstract: OBJETIVO: Avaliar os desfechos da sedação paliativa em serviço especializado no nordeste do Brasil. MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal retrospectivo de caráter analítico. Foram incluídos pacientes hospitalizados na enfermaria de cuidados paliativos do Instituto de Medicina Prof. Fernando Figueira no período de janeiro a dezembro de 2021. A coleta de dados iniciou após aprovação do CEP-IMIP, respeitando os preceitos da resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde para pesquisas em seres humanos. RESULTADOS: Dos 140 pacientes analisados, a maioria correspondia ao sexo feminino, 72,9% procedentes da Região Metropolitana do Recife. Prevaleceu sedação a nível hospitalar (97,9%), com uso de haloperidol (66,4%), seguido do midazolam (25,7%). A via de administração predominante foi intravenosa (57,1%), subcutânea (35,7%) e oral (7,1%). Os sintomas refratários para sedação paliativa foram dor intensa (58,6%), dispneia (27,9%) e confusão mental (19,3%). Houve alívio dos sintomas em 121 pacientes, 103 foram a óbito, tendo progressão da doença como principal causa. CONCLUSÃO: O perfil dos pacientes e os elementos da sedação paliativa não divergem, na maioria dos critérios, do que está disposto na literatura. Apesar das limitações do estudo, este se fez importante para reconhecer os pacientes inseridos nos cuidados paliativos e suas necessidades, contribuindo para elaboração de ações preventivas e promoção da saúde, visando melhor assistência, sobrevida e prognóstico. Palavras chaves: Cuidados paliativos; Hipnóticos e sedativos; Midazolam; Fim de vida; Análise transversal.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1702
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SEDAÇÃO PALIATIVA - ARTIGO FINAL.pdf352.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.