Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1707
Title: Perfil clínico-laboratorial associado à disfunção imune de pacientes com doença inflamatória intestinal muito precoce
Authors: ALMEIDA, Dara Mariel Gomes de
NICEAS, Beatriz Agra
TABOSA, Julia Santos Sousa
MARMO, Michela Cynthia da Rocha
LYRA, Paula Teixeira
Keywords: Doenças inflamatórias intestinais
Doenças da imunodeficiência primária
Crianças
Avaliação de sintomas
Testes laboratoriais.
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Objetivos: Avaliar o perfil clínico-laboratorial associado à disfunção imune dos pacientes com Doença Inflamatória Intestinal (DII) de início antes dos seis anos de idade. Métodos: Realizado um estudo de corte transversal de amostra casuística. A pesquisa foi realizada no Serviço de Gastroenterologia Pediátrica e no Hospital-Dia do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Recife, Pernambuco. A coleta de dados ocorreu entre agosto de 2022 até agosto de 2023. Os dados foram coletados retrospectivamente e digitados em banco específico do Excel. Resultados: A amostra incluiu 42 pacientes com DII de início muito precoce acompanhados no IMIP. Apresentaram idade média de diagnóstico de 46 meses e prevalência do sexo masculino. Quanto às características clínicas, a diarreia foi o sintoma mais frequente, presente em 92,86% dos pacientes, seguido da enterorragia e da dor abdominal. No que se refere à avaliação laboratorial, apenas 1 paciente apresentou IgG abaixo do percentil 3. Em relação ao perfil linfocitário, 34,62% dos linfócitos CD4, 8,33% dos CD8 e 65,22% dos CD19 apresentaram-se abaixo do percentil 10. Conclusões: Os pacientes com DII de início muito precoce consistem em um grupo de pacientes com um curso mais agressivo e associação com imunodeficiências primárias, é importante o seguimento e atenção rigorosa para estas possibilidades com acompanhamento clínico e laboratorial regular. Palavras-chaves: Doenças Inflamatórias Intestinais; Doenças da Imunodeficiência Primária; crianças; avaliação de sintomas; testes laboratoriais.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1707
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Beatriz Agra, Dara Mariel, Julia Santos.pdf242.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.