Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1714
Title: Associação de fatores externos e risco de prevalência de transtornos alimentares em adolescentes de escolas particulares do Recife/PE
Authors: MELO, Maria Cecília Corrêa de Araújo Pedrosa de
MENEZES, Marina Santos
BARROS, Lígia Pereira da Silva
MELO, Mônica Cristina Batista de
Keywords: Adolescente
Comportamento alimentar
Transtorno alimentar
Issue Date: 2023
Abstract: Resumo Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, com abordagem quantitativa, que associou os fatores externos e o risco de prevalência de transtornos alimentares em adolescentes de escolas particulares de Recife/PE. Foram entrevistados 60 adolescentes, de ambos os sexos, com idades de 14 a 17 anos. Eles responderam questionários com informações sociodemográficas e antropométricas e o instrumento Eating Disorder Inventory (EDI-3), utilizado para avaliar a presença/risco de transtorno alimentar. Os resultados encontrados destacaram as associações entre gênero, estado nutricional e as subescalas do instrumento, sendo de maior incidência um índice de massa corporal, com uma maior pontuação para risco das subescalas. Os dados concluíram que esses estudantes podem ser um grupo de risco, visto que eles estão expostos diariamente a fatores externos que influenciam no desenvolvimento de transtornos alimentares, sinalizando a importância de implementar estratégias de prevenção e aumentar a conscientização. Palavras-chave: Adolescente; Comportamento alimentar; Transtorno alimentar.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1714
Appears in Collections:Nutrição



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.