Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1717
Title: O teste de caminhada de seis minutos como método para a avaliação do comprometimento das atividades diárias dos portadores de valvopatias
Authors: SANTOS, Gabriela Cruz
BRITO, Evandro Cabral de
BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes
D'ALBUQUERQUE, Andressa Carneiro
TIAGO, Juliana Cara
MATOS FILHO, Luís Henrique Crêspo de
ACIOLI, Paola Polito Lippo
Keywords: Morbimortalidade
Teste de caminhada de seis minutos
Atividades diárias e cardiopatia reumática
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Objetivos: Relacionar o Teste de Caminhada de 6 Minutos (TC6M) com a repercussão nas atividades diárias dos portadores de cardiopatias valvares. Método: Estudo transversal realizado com portadores de cardiopatias valvares com idade acima de 18 anos atendidos no Ambulatório de Valvopatia do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), sendo a coleta dos dados realizada entre os meses de novembro de 2022 e janeiro de 2023. A amostra foi obtida por conveniência, com coleta de dados através do questionário e da execução do TC6M. Realizou-se análise no programa R Software, sendo apresentados em forma de tabelas e gráficos com distribuição de frequência para as variáveis categóricas e medidas de distribuição para as variáveis contínuas. Por fim, foi realizada uma comparação entre os dados obtidos no TC6M, na Escala de New York Heart Association (NYHA) e de morbimortalidade. Resultados: A amostra foi composta por 86 pacientes, com idade de 18 a 87 anos, dentre estes 68,6% possuíam valvopatia devido a cardiopatia reumática; houve predomínio do gênero feminino com 53,48%; 39,8% eram eutróficos, 60,47% procedentes do interior de Pernambuco, 67,4% possuíam alguma comorbidade associada. De todos os avaliados 83,72% eram aposentados ou desempregados, destes, 56,97% apresentavam valvopatia de etiologia reumática. De todos os indivíduos analisados, cerca de 81,4% realizaram algum tipo de intervenção valvar, uma ou mais vezes. Observou-se que 39,5% foram classificados em grau 1 pela classificação funcional NYHA e 39,5% dos pacientes, em grau 2. Além disso, dentre os 86 pacientes, 48,8% apresentam elevado risco de morbimortalidade. Conclusões: Portanto, pode-se afirmar a capacidade do TC6M para avaliação clínica dos valvopatas, auxiliando na identificação da capacidade funcional, nível de morbimortalidade e repercussões das intervenções. Logo, é possível ratificar a necessidade de políticas públicas voltadas a intervenções educativas sobre a importância do diagnóstico precoce e adesão ao tratamento da cardiopatia reumática, além de incentivar novas pesquisas para análise dos benefícios individuais de cada tipo de intervenção, bem como a utilização do TC6M em consultas de rotina no ambulatório de Cardiologia. Palavras-chave: morbimortalidade; teste de caminhada de seis minutos; atividades diárias e cardiopatia reumática.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1717
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.