Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1724
Title: Avaliação microbiológica da água potável utilizada nos bebedouros de uma instituição de ensino superior na cidade de Recife
Authors: SILVA, Jéssica Adriele da
LIMA, Samuel Cabral de
MELO, Janaína Gonçalves de Silva
SILVA, Nyllaha Rosângela Costa da
Keywords: Água potável
Qualidade da água
Análise microbiológica
Coliformes
Issue Date: 2023
Abstract: Resumo A qualidade da água consumida afeta diretamente a saúde da população que a consome e, quando fora dos padrões preconizados, pode veicular contaminantes causadores de doenças. Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica da água e das superfícies dos bebedouros de uma instituição de ensino superior na cidade do Recife. Trata-se de um estudo experimental qualitativo e quantitativo realizado com a água e bebedouros de uma instituição de ensino superior, na cidade do Recife – PE, no Laboratório de Microbiologia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). O material objeto desse estudo foram 15 (quinze) amostras das águas adquiridas de bebedouros e purificadores. Para avaliar a presença de coliformes da água utilizou-se a metodologia de NMP (Números Mais Provável). Além disso, foi feita avaliação microbiológica das partes interna e externa das torneiras pela técnica de amostragem com swab para pesquisas de bactérias heterotrófica aeróbias, bolores e leveduras, para avaliar o potencial transmissor desses organismos nos aparelhos. Os parâmetros para comparação foram obtidos em compêndios oficiais e legislações específicas para água potável no país. Como resultados obteve-se a ausência de coliformes nas 15 amostras analisadas. Quanto a análise dos bebedouros, houve crescimento em todas as amostras, mas por tratar-se de um teste informativo e por falta de informações, a correlação entre frequência de higienização, contaminação e qualidade da água ofertada precisa de maior investigação. Os achados da pesquisa indicam que a água para o consumo ofertada na instituição de ensino se encontra de acordo com os padrões de potabilidade para coliformes. Palavras-chaves: Água Potável; Qualidade da Água; Análise Microbiológica, coliformes.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1724
Appears in Collections:Farmácia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.