Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1727
Title: Relação fraterna em desenhos animados infantis: análise documental sistêmica
Authors: DUQUE, Maria Beatriz Muniz Pacheco
BASTOS, Maria Luísa Veras Vasconcelos
LIRA, Tathyane Gleice da Silva
CORDEIRO, Vanessa Nazário
Keywords: Relação fraterna
Desenhos animados
Análise de sistemas
Issue Date: 2023
Abstract: Resumo: Esta pesquisa documental baseou-se no pensamento sistêmico, para analisar o modo como a relação fraterna foi caracterizada em desenhos animados transmitidos em diferentes décadas no Brasil. Essa relação é um subsistema familiar e ocupa uma função estruturante no processo de subjetivação das pessoas, podendo ser também influenciada por conteúdos veiculados na mídia infantil. Utilizou-se recortes de episódios de três desenhos animados - Os Smurfs, Charlie e Lola e Encanto. Por uma análise microgenética, foram identificados padrões na relação entre irmãos, destacando-se os seguintes fenômenos: intimidade entre irmãos, práticas solidárias, rivalidade, imposição de limites, responsabilidade e a interferência familiar exercida direta e indiretamente ao subsistema fraternal. A perspectiva sistêmica serviu para acessar a complexidade desses fenômenos que compõem a relação fraterna. Considerando a posição ativa das crianças ao assistirem desenhos animados, este estudo pode ser útil à prática psicológica na orientação a pais, apontando a necessidade de novas investigações científicas. Palavras-chave: relação fraterna; desenhos animados; análise de sistemas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito para a obtenção do Bacharel em Psicologia.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1727
Appears in Collections:Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Relação Fraterna em desenhos animados infantis_ análise documental sistêmica (2).pdf249.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.