Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1728
Title: Diagnóstico nutricional e risco cardiovascular em pacientes pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica em acompanhamento multiprofissional
Authors: CAVALCANTI NETO, Célio Alves
SILVA, Suzana Lins da
MARTINS, Ana Carolina Pereira de Crasto Britto
FERREIRA, Raíssa Santos
DOURADO, Vitória Samara Tenório Celestino
CAMINHA, Maria de Fátima Costa
CUNHA, Lígia Cristina da Câmara
AZEVEDO, Pedro Tadeu Àlvares C. C. de
LOMACHINSKY, Maria da Conceição Queiroz
BRITO, Camilla Araújo de
Keywords: Obesidade
Intolerância alimentar
Cirurgia bariátrica
Redução de peso
Questionnaire
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO OBJETIVO: analisar o diagnóstico nutricional e risco cardiovascular de pacientes pré e pósoperatório de cirurgia bariátrica acompanhados pela equipe multiprofissional em um hospital escola do Nordeste do Brasil. MÉTODO: Estudo avaliativo, transversal, recorte do projeto âncora “Tradução e Adaptação Transcultural do questionário “A new questionnaire for quick assement of food tolerance after bariatric surgery”, com dados coletados de julho a setembro de 2022, analisados e digitalizados em uma planilha do Excel para compor o banco de dados. O trabalho âncora foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE 55557722.4.0000.5201. RESULTADOS: Foram abordados 69 pacientes, dentre eles voluntários pré e pós bariátricos, entre 22 e 64 anos de idade. 91,3% dos participantes eram do gênero feminino. A média da idade foi de 44 e o grau de obesidade mais evidente foi o III obtendo o percentual de 69,2% entre os pacientes pré operatório, enquanto o grau de obesidade zero representou os pacientes pós-operados resultado totalizando 35,3% caracterizados como sobrepeso. Ao avaliar as comorbidades a mais frequente entre os pacientes foi a HAS, resultando em 65.4% nos pacientes pré-bariátricos e 17,7% nos pós-bariátricos. A circunferência da cintura (CC) demonstrou valores expressivos em ambos sexos antes da gastroplastia e queda abrupta após sua realização. Ao examinar os episódios de regurgitação foi visto que 32,7% de pacientes pré-operatório confirmam ocorrências ao mesmo tempo que 58,8% dos pós-bariátricos afirmam tais episódios. CONCLUSÃO: Apesar de invasiva a cirurgia bariátrica surge como uma alternativa para a perda de peso eficaz, controle das comorbidades e diminuição do risco de acometimentos metabólicos e cardiovasculares, contribuindo para o prolongamento da expectativa de vida daqueles submetidos. Palavras-chave: Obesidade; Intolerância alimentar; Cirurgia bariátrica; Redução de peso; Questionnaire.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1728
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.