Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1733
Title: Características sociodemográficas, formação e atuação dos psiquiatras e residentes médicos em psiquiatria que utilizam a telepsiquiatria no Brasil
Authors: AGUIAR, Maria Danise Rodrigues
GARCIA, Luciana Valença
FRANÇA, Indira Aragão
OLIVEIRA, Isabelle Matias Coêlho Boavista de
BORGES, Maria Carolina Stamford
CAMINHA, Maria de Fátima Costa
AZEVEDO, Pedro Tadeu Álvares C.C. de
SILVA, Suzana Lins da
Keywords: Psiquiatria
Telemedicina
Telepsiquiatria
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Objetivo: Caracterizar o perfil sociodemográfico, formação e atuação dos psiquiatras e residentes médicosem psiquiatria que utilizam a telepsiquiatria no Brasil. Métodos: Pesquisa quantitativa, descritiva e transversal realizada através das redes sociais e divulgação no site da Associação Brasileira de Psiquiatria de link para o questionário no Google Forms. A coleta de dados foi de junho de 2022 a março de 2023. As variáveis do estudo foram apresentadas através da distribuição de frequência simples e relativa. Resultados: Obtidas 101 respostas. Prevaleceram a idade de 36 anos ou mais (62,4%), o sexo feminino (60,4%), residir (82%) e trabalhar em capitais (59,4%), tempo de formação entre 10 e 20 anos (40%), residência médica (57%), não docentes (71%), não ter acesso a bases de dados (66%), participar de congressos (91%) e não ter treinamento em telemedicina (87,1%). Conclusão: A baixa porcentagem de psiquiatras atuantes no interior dos estados e, principalmente, a falta de treinamento formal em telemedicina podem gerar questionamentos sobre o acesso à saúde e à própria tecnologia. Palavras-Chave: Psiquiatria, Telemedicina, Telepsiquiatria.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1733
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.