Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1740
Title: Desfecho materno-fetal em gestantes e puérperas infectadas pelo covid-19: existe relação com a classificação sanguínea materna? Um estudo de coorte
Authors: CORREIA, Maria Eduarda Virgínia de Oliveira
AMORIM, Melania Maria Ramos
MARINHO, Juliana Rodrigues
LUCIO, Luciana Soares
SAUNDERS, Maria Alice de Oliveira
PETRIBÚ, Maria Jucá de
SOUZA, Luiza Rocha de
KATZ, Leila
SOUZA, Luana Barros Caxias de
Keywords: COVID-19
Sistema ABO de grupos sanguíneos
Gravidez
Período pós-parto
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Introdução: o sistema sanguíneo ABO, que já apresenta relação estabelecida com outras doenças, vem sendo associado à gravidade da COVID-19, porém poucos dados foram divulgados associando a classificação sanguínea com a gravidade da apresentação durante a gestação e o puerpério. Objetivo: o estudo investigou a relação entre o desfecho materno-fetal de gestantes infectadas pelo COVID-19 e a classificação sanguínea materna. Método: coorte retrospectivo realizado com dados secundários do projeto âncora "Preditores clínicos e laboratoriais da progressão da COVID-19 e desfechos maternos e perinatais em gestantes e puérperas infectadas em centros de referência dos estados de Pernambuco e Paraíba" e coleta de dados de pacientes admitidas de 2020 a 2022 em oito centros da região Nordeste do Brasil, com RT-PCR positivo para COVID-19. Resultados: foram avaliadas 562 pacientes, sendo 209 do tipo sanguíneo A (37,2%), 86 do tipo B (15,3%), 22 do tipo AB (3,9%) e 245 do O (43,6%). O grupo B teve maior associação com Near Miss Materno (NMM) [ p = 0,03] e apresentou maior número de pacientes diabéticas que os demais grupos. O grupo AB apresentou menor número de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com dois casos (10%) versus 204 casos (38,8%) [p = 0,009]. Conclusão: o estudo demonstrou que o tipo sanguíneo B se associou a pior desfecho em gestantes e puérperas com COVID-19, apresentando taxas de NMM e Desfecho Materno Adverso (soma de morte materna e NMM) mais elevadas. Palavras chaves: COVID-19; Sistema ABO de Grupos Sanguíneos; Gravidez; Período Pós-Parto.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1740
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.