Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/174
Título: Avaliação do potencial biotecnológico de actinobactérias isoladas da rizosfera da ipomoea - pes caprae (L.) R. Br
Autor(es): SILVA, Aline Dayse da
ARAÚJO, Janete Magali de
CUNHA, Ivana Gláucia Barroso
Palavras-chave: Actinobactérias
Rizosfera
Marinhas
Antimicrobiano
Antitumoral
Data do documento: 2011
Resumo: A pesquisa experimental teve como objetivo avaliar o potencial biotecnológico das actinobactérias isoladas da rizosfera da planta litorânea Ipomoea pes-caprae, identificando a atividade antimicrobiana, fazendo análise preliminar de composto químico e realizando o teste da produção de L-asparaginase, enzima utilizada no tratamento do câncer. Os testes antimicrobianos foram feitos através da técnica de bloco de gelose, a caracterização do composto químico por cromatografia em camada delgada, e o teste da produção de L.asparaginase foi feito pelo ensaio rápido em placa para produção dessa enzima. Os actinomicetos apresentaram maiores quantidades de halos de inibição para micro-organismos do grupo dos Gram-positivos. Chama-se atenção para Staphylococcus aureus com amplo perfil de resistência. A actinobactéria A94CZN (1)10-4 deu halo de inibição de 23 mm para esse micro-organismo e o grupo químico caracterizado nesse actinomiceto foi dos monoterpenos, que segundo a literatura, tem compostos com atividade anti-séptica. Quanto à produção de L-asparaginase, 85% das actinobactérias apresentaram produção dessa enzima antitumoral. Muitas pesquisas com tinobactérias marinhas mostram ótimos resultados para a produção de antineoplásicos. Esses micro-organismos têm atividades biotecnológicas que podem proporcionar esperança no combate a cepas bacterianas resistentes e alternativas para tratamento do câncer.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/174
Aparece nas coleções:Farmácia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.