Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1759
Title: Doar sangue, doar vida: conhecimentos e motivações acerca da doação de sangue em estudantes de uma instituição de ensino superior no Nordeste brasileiro: um estudo transversal
Authors: LOPES, Maria Eduarda Cândido
CORREIA, Jailson de Barros
SANTOS, Mônica Maria Henrique dos
SILVA, Maria de Fátima de Patu da
DANTAS, Bianca Leal
BRANCO, Consuêlo Maria Braga Pierre
SOARES FILHO, Daniel
Keywords: Doação de sangue
Motivação
Estudantes de saúde
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Objetivo: Investigar as percepções, a motivação e os conhecimentos acerca da doação de sangue em estudantes da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Métodos: Estudo transversal realizado entre outubro de 2022 e agosto de 2023 na FPS, em Recife-PE. A amostra foi composta por 330 estudantes, entre 18 e 43 anos de idade, do 1° ao 12° períodos de todos os cursos de saúde da FPS. Para a coleta, foram utilizados formulários para a verificação dos dados socioeconômicos e demográficos, além de perguntas do questionário internacional Brazilian Blood Donation Knowledge Questionnaire (BDKQ-Brazil). Resultados: Dentre os 330 estudantes, 254 (77%) eram do sexo feminino e a idade mais prevalente nas respostas era em torno de 21 anos. Quanto aos conhecimentos sobre o processo de doação de sangue, a maioria dos alunos respondeu corretamente o questionário BDKQ-Brasil, em uma média de 74,9% de acertos. Quanto ao questionário sociodemográfico, cerca de 199 (60,3%) alunos são de medicina, 236 (71,5%) se autodeclaram brancos, e 241 (73%) nunca realizaram doação de sangue dentro do campus da FPS, nas ações do Projeto de Extensão Corrente do Bem. Quanto às motivações para a doação de sangue, 239 (72,4%) alunos já incentivaram alguém a doar sangue, 280 (84,8%) relataram que já viram campanhas de doação de sangue nos diversos meios de comunicação e cerca de 196 (59,4%) alunos afirmaram se sentir motivados a doar sangue, mas sem ser por motivos de benefícios próprios, como um dia de folga do trabalho ou isenção em taxas de concursos públicos. Conclusão: O estudo evidenciou que o acesso à informação que tange à doação de sangue é um fator essencial para a captação de doadores. Diante disso, é inexorável a necessidade da abordagem do tema “doação de sangue” durante a graduação das instituições de ensino de saúde. Palavras-chave: Doação de sangue, Motivação, Estudantes de Saúde.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1759
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIC FINAL Maria Eduarda Cândido Lopes.pdf490.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.