Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1764
Title: Avaliação de infecção por CMV e EBV na doença linfoproliferativa pós-transplante hepático pediátrico – um estudo retrospectivo
Authors: ARAÚJO, Daniel Oliveira
BORBA, Gabriel de Moraes Ramos
ROCHA, Marina Tinoco de Araujo
ÉBOLI, Ligia Patrícia de Carvalho Batista
Keywords: Citomegalovírus
Imunossupressão
Transplante de fígado
Transtornos linfoproliferativos
Pediatria
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Cenário: Doença linfoproliferativa pós-transplante (DLPT) é uma condição clínica de alta mortalidade que pode estar relacionada a proliferação do vírus Epstein-Barr (EBV) e do Citomegalovírus (CMV) em pacientes submetidos à imunossupressão crônica. A monitoração da replicação viral através da técnica de PCR pode ser uma ferramenta útil para evitar o desenvolvimento de DLPT, uma vez que permite redução ou retirada da imunossupressão precocemente. Objetivo: Avaliar sorologia para CMV e EBV antes do transplante hepático do receptor e doador e sua relação com doença linfoproliferativa pós-transplante hepático. Métodos: Será realizado um estudo corte transversal, de caráter descritivo exploratório com abordagem quantitativa através de uma análise retrospectiva de prontuários de pacientes pediátricos com idade de zero a 18 anos submetidos a transplante hepático a partir do ano 2000 e em acompanhamento no Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, no período de setembro de 2022 a agosto de 2023. Os pacientes que não possuem dados clínicos e laboratoriais necessários para pesquisa nos prontuários serão excluídos da pesquisa. Aspectos éticos: O presente estudo atenderá às recomendações para pesquisa em seres humanos, priorizando a dignidade, a autonomia, a não maleficência, beneficência e a proteção aos sujeitos de pesquisa, e atenderá à resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O projeto será submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira e do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, e terá início após a aprovação. Não há conflitos de interesses nessa pesquisa. Palavras-chave: Citomegalovírus; Imunossupressão; Transplante de Fígado; Transtornos linfoproliferativos; Pediatria.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1764
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.