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dc.contributor.authorSARINHO, Gabriela Costa-
dc.contributor.authorSOBRAL, Débora Santos-
dc.contributor.authorMACHADO, Amanda Gabriella de Sales-
dc.contributor.authorTEIXEIRA, Sarah Cristina Bastos de Oliveira-
dc.contributor.authorFALBO, Ana Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-03-01T17:37:20Z-
dc.date.available2024-03-01T17:37:20Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1765-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: na Aprendizagem Baseada em Problemas se trabalha em pequenos grupos, o que favorece a discussão e a elaboração de ideias. Nesse contexto, a contribuição verbal se torna muito importante e o silêncio do estudante pode ser considerado incompatível com a aprendizagem colaborativa. Sendo assim, estudantes silenciosos são vistos, frequentemente, como uma falha do processo de aprendizagem, uma vez que a contribuição verbal pode ser considerada como fundamental para a efetividade dessa metodologia. Objetivo: compreender os significados atribuídos pelos estudantes silenciosos à sua participação no grupo tutorial na perspectiva da aprendizagem colaborativa. Métodos: realizado estudo qualitativo na Faculdade Pernambucana de Saúde, entre setembro de 2022 a outubro de 2023, envolvendo estudantes silenciosos de medicina. Foi utilizado o grupo focal como forma de coleta das informações e o critério de saturação para definir o número de grupos a serem realizados. O roteiro de que norteou a discussão nos grupos foi elaborado com base na aprendizagem colaborativa. A análise foi feita segundo os pressupostos da aprendizagem colaborativa e utilizada a técnica da análise de conteúdo de Bardin, na modalidade temática apresentada por Minayo. Resultados: os estudantes concordaram que o nível de participação é multifatorial sendo influenciado por aspectos pessoais; estímulo oferecido pelo tutor; nível de preparo do estudante para a discussão; quantidade de conteúdos e tamanho dos módulos; quantidade de participantes no grupo; estrutura roteirizada da discussão e presença do estudante dominante. Trouxeram que o processo de adaptação a uma metodologia de aprendizagem ativa pode ser dificultado pela familiarização com os métodos tradicionais de ensino. Enxergam como papel do tutor, identificar e acolher os estudantes silenciosos, além de sugerir estratégias que facilitem a sua participação. Conclusões: a partir da análise das falas dos participantes, foram identificadas as seguintes categorias analíticas: Motivos para o comportamento silencioso e a influência da dinâmica do grupo; Reflexo do processo de adaptação à metodologia na percepção do estudante silencioso e a Intervenção do tutor na percepção do estudante silencioso. Aspectos éticos: a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde sob o CAAE: 60914322.4.0000.5569 e Número do Parecer: 5.563.392. Palavras-chave (DeCS): Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizagem colaborativa; Estudantes; Tutoria.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.titlePercepção do estudante silencioso sobre sua participação no grupo tutorial na aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.title.alternativePerception of the silent student on their participation in the tutorial group in problem-based learningpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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