Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1769
Title: Cardiotoxicidade em crianças e adolescentes com câncer tratados com antracíclicos em serviço de referência: um estudo transversal
Authors: LOPES, Marcela Beatriz Alves
NASCIMENTO, Lourdes Maria Pereira Marques
SANTOS, Júlia Laís dos
DUARTE, Maria do Carmo Menezes Bezerra
SENA, Andrea Dantas
FEITOSA, Fabiana Gomes Aragão M.
MARTINS, Jéssica Laureano
Keywords: Cardiotoxicidade;
Antraciclina
Oncologia
Pediatria
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Objetivos: descrever o perfil clínico de crianças e adolescentes com câncer tratados com antraciclinas com disfunção cardíaca pelo strain e cardiotoxicidade confirmada. Métodos: estudo descritivo, de corte transversal, realizado de maio de 2022 a setembro de 2023. Foram incluídos pacientes com câncer de zero a 18 anos após o tratamento com antracíclicos, do ambulatório de cardio-oncologia pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Foram excluídos pacientes sem avaliação cardiológica durante o tratamento, pacientes com disfunção ventricular prévia e pacientes que não iniciaram tratamento no HUOC. Foram avaliadas frequência da cardiotoxicidade através da avaliação ecocardiográfica por fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE), Strain Longitudinal Global e características clinico epidemiológicas. A coleta de dados utilizou formulário com variáveis biológicas e exames de imagem. A análise estatística utilizou medidas de tendência central e de dispersão. O estudo recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira e do HUOC. Resultados: Dos 143 pacientes avaliados, 88 apresentaram alteração de ecocardiograma, com Strain inferior a -20%. Destes, 14 casos foram confirmados como cardiotoxicidade. Conclusão: Afirma-se a importância do ecocardiograma com avaliação do Strain e da FEVE como rastreio de cardiotoxicidade dos pacientes tratados com antraciclinas, com avaliação antes, durante e após a intervenção quimioterápica. Palavras-chave: Cardiotoxicidade; Antraciclina; Oncologia; Pediatria.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1769
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo PIBIC IMIP CARDIOTOXICIDADE oficial .pdf627.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.