Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1775
Title: É histo! Avaliação da qualidade e confiabilidade do conteúdo dos podcasts sobre histologia como aliados na educação médica
Authors: SILVA, Luciana Alcoforado Mendes da
MENDONÇA, Marilia Angélica Lacerda de
SILVA, Thiago Luiz de Almeida
Keywords: Educação médica
Tecnologia educacional
Podcast
Histologia
DISCERN
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Introdução A utilização de novas ferramentas pedagógicas, como uso de áudios em plataforma de streaming que facilitem o processo de ensino–aprendizagem é de grande importância no processo de construção do conhecimento, o que ficou ainda mais evidente no cenário de pandemia da COVID-19. Objetivo Avaliar a qualidade, confiabilidade do conteúdo e métricas de desempenho de mídias de áudio disponíveis no canal É Histo! com conteúdos sobre histologia aplicados à graduação em medicina Métodos Estudo do tipo exploratório e descritivo realizado a partir da avaliação de mídias de áudios/podcasts disponibilizadas em plataformas de streaming de livre acesso disponíveis no canal “É Histo!”, desenvolvido no período de julho a outubro de 2023, em 3 etapas – Exploratória, Avaliação de confiabilidade e Avaliação das métricas de desempenho. A análise de dados foi realizada utilizando o software Microsoft Office Excel® 16.0 onde os dados foram tabulados e submetidos à análise quantitativa descritiva. Resultados 14 podcasts analisados com conteúdos sobre Histologia. Ao avaliar confiabilidade do conteúdo observou-se maiores pontuações relacionadas nos quesitos 1, 2 e 3 e menor 4 e 7 baseada na DISCERN adaptada. Conclusão É indispensável, a necessidade de maiores critérios para construção de conteúdos com melhor confiabilidade e qualidade da informação presentes nestas mídias digitais, bem como avaliação de sua divulgação. Palavras-chave: educação médica, tecnologia educacional, podcast, histologia, DISCERN.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1775
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.