Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1783
Title: Expressão de mediadores inflamatórios de ativação plaquetária em pacientes com infecção do sistema nervoso central
Authors: AQUINO, Maria Eduarda Monteiro Stepple de
TORRES, Leuridan Cavalcante
MENEZES, Thaysa Maria Gama Albuquerque Leão de
DUARTE, Mª do Carmo Menezes Bezerra
JUCÁ, Moacir Batista
Keywords: Meningite bacteriana
Meningite viral
Imunidade inata
Biomarcadores
Ativação plaquetária
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO Objetivo: avaliar mecanismos de expressão da resposta imune inata através da expressão de mediadores inflamatórios solúveis (sCD40, sCD40L e sCD62p) em pacientes com meningite aguda bacteriana e viral. Método: corte transversal, translacional e exploratório realizado na Emergência do Hospital Correia Picanço e no Laboratório de Pesquisa Translacional do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, Recife, Brasil, de outubro/2018 a dezembro/2019. Incluídos adultos entre 18 e 50 anos com diagnóstico de infecção aguda (até sete dias) do sistema nervoso central, com meningite bacteriana e viral diagnosticadas por critérios clínicos de sinais meníngeos e laboratoriais. Excluídos os pacientes com diagnóstico prévio de imunodeficiência; uso de drogas imunossupressoras; meningites secundárias e processos infecciosos contíguos. Resultados: avaliados 30 pacientes e 10 controles saudáveis (CS). Não houve óbitos. Verificou-se que as concentrações de sCD62p nos grupos de pacientes com meningite bacteriana e viral foram significativamente mais baixas em comparação aos CS. Níveis significativamente mais elevados de sCD40 foram observados nos pacientes com meningite bacteriana e viral comparados aos CS. Observou-se correlação positiva alta entre os níveis de sCD40L e sCD40 tanto na meningite bacteriana, quanto na meningite viral. Conclusão: em adultos com meningite aguda bacteriana ou viral moléculas sCD62p, sCD40 e sCD40L não são bons biomarcadores para diferenciar a meningite aguda bacteriana da viral. Palavras chave: meningite bacteriana, meningite viral, imunidade inata, biomarcadores, ativação plaquetária.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1783
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.