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dc.contributor.authorPESSOA, Cecília Souza Ávila-
dc.contributor.authorPESSOA, Amanda Souza Ávila-
dc.contributor.authorTENÓRIO, Arthur Danzi Friedheim-
dc.contributor.authorARAÚJO, Ana Carolina de Godoy-
dc.contributor.authorLORENA, Suélem Barros de-
dc.contributor.authorSOUZA, Edvaldo da Silva-
dc.date.accessioned2024-04-11T12:45:14Z-
dc.date.available2024-04-11T12:45:14Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1785-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Objetivos: Analisar o conhecimento, a opinião e a prática dos tutores que compõem o corpo docente de medicina a respeito da telemedicina no contexto profissional e educativo. Métodos: Estudo transversal realizado no período de 2020 a 2021. Os dados de 80 tutores do curso de medicina foram coletados através de questionário online sobre Telemedicina, dividido em perguntas diretas e Likert, assegurando-se anonimato aos participantes. Para organização e análise dos dados, utilizou-se os programas Microsoft Excel e o SPSS, além da escala Likert para dados qualitativos. Resultados: 43 dos 80 participantes realizaram atendimento por telemedicina e, destes, 84,7% mostraram-se satisfeitos. No questionário de verdadeiro ou falso, 85% acertaram a definição de telemedicina e 86,2% julgaram corretamente que não é uma ferramenta temporária, de uso exclusivo no cenário atual de pandemia. No questionário Likert, a sentença que mais se aproximou do “concordo totalmente” foi: “O SUS deve utilizar a telemedicina na triagem e acompanhamento de seus usuários”. Discussão: Apesar de 85% dos participantes acertarem a definição proposta de telemedicina, observou-se, em análise ampla, que apenas 74,5% sabiam defini-la corretamente. Além do interesse no tema, os tutores demonstraram ainda ter conhecimento sobre aspectos de segurança e de sigilo das informações da Telemedicina, no entanto definições específicas se mostraram pouco conhecidas. Conclusão: A maior parte dos participantes compreende o termo telemedicina, julgam possuir conhecimentos gerais sobre a mesma e sua regulamentação, utilizam-na na prática e acreditam que ela tem um papel importante na área da saúde. Palavras-chave (DeCS): Telemedicina, Docentes de Medicina, Educação de Graduação em Medicina, Infecções por Coronavirus.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTelemedicinapt_BR
dc.subjectDocentes de medicinapt_BR
dc.subjectEducação de graduação em medicinapt_BR
dc.subjectInfecções por coronaviruspt_BR
dc.titleA telemedicina na perspectiva de docentes: prática clínica e ambiente educacionalpt_BR
dc.title.alternativeTelemedicine from the perspective of teachers: clinical practice and educational environmentpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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